.

segunda-feira, maio 30, 2011

Barbudo - Cachorros.



Barbudo - Cachorros: O Barbudo é uma raça de cachorros brasileira, mas que porem atualmente corre um sério risco de extinção. Possui tambem uma versão menor conhecida por barbudinho, entretanto porem ainda não é reconhecida por nenhuma entidade cinófila, devido principalmente à falta de um criador interessado em organizar a criação da raça em busca de um desenvolvimento e um consequente reconhecimento desta raça, que é um patrimônio genético brasileiro. Inclusive a grande maioria dos exemplares dos cachorros desta raça, pertencem a pessoas desligadas do mundo cinófilo, que os utilizam para companhia, pastoreio de gado e ovelhas e principalmente para a caça.



E há três hipóteses para seu surgimento, a primeira é levantada pelo médico veterinário Edo Cécere de Carvalho, e diz que na década de 30, cachorros do tipo Griffon eram muito comuns no Uruguai, e acredita-se que estes cachorros frequentemente atravessavam a fronteira com o Brasil auxiliando peões a tocar o gado, e já em território brasileiro teriam na campanha gaúcha aleatoriamente cruzado com cachorros das raças Ovelheiro Gaúcho e Perdigueiro Gaúcho. E seus descendentes geravam excelentes cachorros pastores de bois e ovelhas e principalmente cachorros de caça a paca, a capivara,  ao tatu e ao javali. Com isto foram muito apreciados e difundidos no sul do Estado do Rio Grande do Sul, gerando uma nova raça de cachorros brasileira.



É sabido tambem que esta raça também teria chegado aos estados de Santa Catarina e posteriormente ao Paraná e ao Uruguai, provavelmente isto teria ocorrido devido a boa fama da raça na atividade de caça, o que contribuiu que tenha chegado a estes dois outros estados e também ao país de onde vieram os ancestrais da raça. Outra hipótese é defendida pelo cinófilo Milton Almeida, ex-presidente do Rio Grande Cassino Kennel Clube, ele se baseia apenas nas características fenotípicas e comportamentais do Barbudo, ele acredita que os possíveis ancestrais do Barbudo tenham sido cachorros das raças Schnauzer, Old English Sheepdog e Airedale Terrier.



Inclusive segundo ele, a aparência, o pelo duro com textura de "arame" grosso e a cor preta ou cinza do Barbudo, remetem ao Schnauzer, já as cores baio (cinza, dourado e branco), bicolor (preto e branco) e tricolor (preto, castanho e branco) e mais o instinto de caça e de pastoreio são evidências da presença de genes de outras raças. E a densidade da pelagem crespa, a estrutura física e o instinto de pastoreio, segundo Milton provavelmente vem do Old English. E tambem uma terceira hipótese também pode ser provável, devido principalmente a sua semelhança com algumas raças portuguesas, possivelmente estas raças foram trazidas ao Brasil durante a época colonial, por isso o Barbudo caçador pode perfeitamente descender de raças como o Barbado da Ilha Terceira de quem teria tambem herdando o nome, Cão da Serra de Aire e do Cão D'água Português, herdando deste ultimo também o gosto pelo ambiente aquático.



Entretanto a raça é conhecida por diversos nomes, dependendo do município ou da região onde existam exemplares, que podem ser Barbudo ou Barbudo caçador, Barbudinho é como são chamados os exemplares da variedade pequena, mas a raça também é conhecida por Barba de Arame, Barbicha, Javalizeiro, Capivareiro e por serem mais comuns nos municípios localizados na fronteira com o Uruguai, também são chamados de Uruguaio. Quanto a aparência, os Barbudos tem porte médio, com altura na cernelha variando entre 55 a 65 cm, e pesando entre 30 e 40kg, já sua versão menor, como o próprio nome sugere, são de pequeno porte pesando entrem 5 e 12kg.



E a pelagem é predominantemente cinza, mas várias outras cores estão presentes na raça, como o preto, branco, cobre, castanho e amarelo em várias tonalidades, do amarelo claro passando pelo dourado até o amarelo escuro, e em várias combinações, sendo muitos bicolores e alguns tricolores, e também há os de cor sólida. O pêlo é de arame, bastante grosso e em maior quantidade no maxilar e focinho, e para manter a higiene é necessário a tosa para os que vivem dentro das residências, já para os que vivem no campo não é necessário, a pelagem grossa e abundante protege o cachorro das intempéries, e as orelhas são dobradas, pendentes e de tamanho médio, também podem ser eretas.



E o temperamento é de um cachorro com grande aptidão para a caça, sendo porem tambem excelentes cachorros de companhia, alegres, brincalhões, porem um tanto quanto geniosos. E como cachorro de companhia, devido a seu porte e sua beleza, são tambem bastante utilizados, pois são cachorros dóceis com seres humanos, porem tambem com grande instinto de guarda nos exemplares grandes e de alarme nos pequenos. Inclusive atualmente são pouco utilizados na pratica como cachorro pastor, porem antigamente eram intensamente utilizados como pastores de gado e ovelhas, sendo os de tamanho grande mais aptos aos rebanhos de gado, e os pequenos aos de ovinos. Inclusive há cerca de trinta anos, várias estâncias da campanha gaúcha tinham pelo menos um Barbudo trabalhando como cachorro pastor, porem com o tempo foram sendo substituídos por raças especializadas no pastoreio, como o Ovelheiro Gaúcho.



E por ser uma raça de caça, a principal aptidão do barbudo é a caça, principalmente de tatu, paca, capivara,e javali, onde tem excelente destaque, coragem e grande resistência física para longas caçadas, sua principal característica nas caçadas é a tenacidade com que procuram, perseguem e atacam a caça, ao contrário da maioria das raças de caça que procuram acuar com latidos a caça para que o caçador possa abatê-la. O Barbudo entretanto procura ataca-la para ele mesmo abater a caça, mesmo que sejam grandes, pois são cachorros de muita coragem, e nesta tarefa geralmente atuam em duplas, trios ou até mais cachorros.



Movimentam-se com muita destreza em terrenos de difícil circulação como charcos, grotas e cursos d'água, devido a serem excelentes nadadores são uma das melhores raças para a caça da capivara e outros animais de ambientes onde se encontra água em quantidade. E apesar de serem geniosos, vivem tranquilamente em matilha, principalmente se forem acostumados a viver desta maneira desde filhotes. Entretanto apesar de todas estas qualidades, a raça hoje sofre sério risco de extinção, pois segunda a médica veterinária Lisiane dos Santos Horstmann, de Santana do Livramento, há cerca de 20 anos, 10% dos cachorros atendidos em sua clinica eram  da raça Barbudo, porem atualmente não passam de 2%.  E segundo tambem o médico veterinário, Edo Césere de Carvalho, do município de Dom Pedrito, há 10 anos cerca de 5% dos cachorros atendidos por ele eram da raça Barbudo, e de um ano para cá não viu mais nenhum.




Porém exemplares legitimos de Barbudos ainda podem ser vistos perambulando pelas áreas urbanas e rurais do interior do Sul do Brasil, porem infelizmente a maioria são de cachorros sem responsável, e somente alguns pertencem à caçadores da região. inclusive cerca de 20% dos 250 cachorros de rua recolhidos mensalmente em Bagé são Barbudos ou mestiços de Barbudos, esta é a estimativa do Núcleo Bageense de Proteção dos Animais São Francisco de Assis. A maioria são mestiços de Barbudo com outras raças, mas ainda é possivel encontrar exemplares puros, que reunem todas as caracteristicas fisicas do Barbudo. Porem infelizmente, mantendo-se está tendencia, está raça deve chegar nos próximos anos a extinção, devido principalmente a falta de alguém interessado em trabalhar pelo resgate e oficialização da raça, e pelas castrações promovidas pelos centro de controle de zoonoses e outras organizações não governamentais da região, que não distinguem Barbudos dos cachorros sem raça definida no momento da castração.












34 comentários:

FernandoDf disse...

Onde encontro filhotes desta raça???

Junior Vinicius. disse...

Olá Fernando, desculpe a demora na resposta, porem nos tambem não consegui-mos encontrar criadores formalizados e credenciados da raça barbudo. Inclusive como é falado na propria postagem, a raça barbudo foi quase extinta, e creio que existam atualmente somente criadores isolados, e assim mesmo restritos a região sul do Brasil. De qualquer forma, se possivel nos deixe o seu e-mail, para que caso descubra-mos um criador posteriormente possa-mos informa-lo. Abraços e disponha.

Anônimo disse...

Tenho grandes suspeitas que meu cachorro seja dessa raça. As características dele são idênticas as descritas no post.
Ele seria um barbudinho com pelagem castanha(:

Junior Vinicius. disse...

Olá anônimo, agradece-mos a sua participação, e quanto a avaliação da raça de seu cachorro, se é ou não da raça Barbudo. Seria necessário alem de uma foto, tambem um, exame com uma visualização ao vivo do cachorro, e feita preferêncialmente por um criador idonêo da raça. Abraços e disponha.

Anônimo disse...

MInha cadelinha e de rua tanbem e suas caracteristicas sam iguais ela pode ser dessa raça? responda um grande abraço ate mais

Anônimo disse...

eu tenho um barbudinho altentico mas nao vou vender

Anônimo disse...

Eu tenho um barbudinho que é gente ruim!!!

Anônimo disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se vcs já fizeram alguma reportagem sobre o fila brasileiro, CBKC e CAFIB por mais que sejam uma raça, mas tem um temperamento muito diferente.
Obrigado

Junior Vinicius. disse...

Olá anônimo, agradece-mos pelas sugestões de artigos, e providênciare-mos o quanto antes a publicação dos mesmos. E quanto a raça Fila Brasileiro, reralmente tem um temperamento dominante e um comportamento com atitudes e um instinto de proteção e fidelidade tanto territorial, quanto do seu responsável e familiares muito aguçado. Abraços e disponha...

tata disse...

tenho uma cadela dessa raça q ja deu a primeira cria amo meus cachorrinhos e vou tirar a segunda cria

Michele disse...

Moro em Bagé, adotei uma cachorrinha de rua que estava com sarna e machucados de água quente,ela é Barbicha de arame de pequeno porte, é um amor, muito ativa e brincalhona, coloquei o nome de Barbi.

Unknown disse...

eu tenho uma barbudinha linda maravilhosa de nome SHAYRA vale a pena ter uma em casa pois é amorosa inteligente toma conta muito bem da casa e adora criança
agora ki fiquei sabendo ki esta correndo risco de estinçaõ vou pensar em ter mais uns tres hehe

minha esposa vai mi matar com a ideia

abraço a todos e adote um bichinho

Anônimo disse...

eles sao muito lindos e fofos

Anônimo disse...

Onde adquirir um cão(cadela) barbudo no RS, (não barbudinho?

José Luiz disse...

Olá sou de vassouras RJ tenho um cão dessa raça, gostaria de enviar uma fotografia para a avaliação. Estou querendo uma fêmea para fazer compania e obter uma criação legítima. Quem puder auxiliar segue meu email:
jluizvvv@gmail.com.

Unknown disse...

Eu tive um barbudo que mto bom , mais devido a idade avancada veio a falecer...quero mto conceguir outro mais ta dificil ...

Anônimo disse...

Eu tenho dois (mãe e filhote), mas acho que são um pouco misturados, porque achamos a cadela grávida na rua.
Mas de qualquer forma, eles são demais!! Muito arteiros, estão destruindo a minha casa... mas eu não ligo não uhuahauha. Se desse, eu mandava uma foto deles...

Anônimo disse...

Achei um na rua, é muito dócil, mas ñ posso ficar com pois já tenho 03 cachorros, alguém, se interessa em ficar com ele, é lindo, de porte. Se alguém tiver interesse, é só postar, pois tenho face e a foto dele está lá.

Anônimo disse...

Eu achei um na rua, mas ñ posso ficar com ele, pois já tenho 03 cachorros, vc é de onde?

Anônimo disse...

Achei um na rua, é muito dócil, mas ñ posso ficar com pois já tenho 03 cachorros, vc se interessa em ficar com ele, é lindo, de porte. Se tiver interesse, é só postar, pois tenho face e a foto dele está lá.

Unknown disse...

Alo, sou do RGS, Viamão e tenho interesse em ter em casa este tipo de cão - machos ou fêmeas -. Email para contato é la_do_sitio@hotmail.com. Busco no local onde estiverem, caso apareça alguma oportunidade. Gostaria de ver fotos e ter informações antes. Obrigado

Unknown disse...

Alo, sou do RGS, Viamão e tenho interesse em ter em casa este tipo de cão - machos ou fêmeas -. Email para contato é la_do_sitio@hotmail.com. Busco no local onde estiverem, caso apareça alguma oportunidade. Gostaria de ver fotos e ter informações antes. Obrigado

Flávia disse...

Tenho uma cadela que apresenta essas características, creio que seja barbuda.

Anônimo disse...

Oi Flávia, vc fala é de que lugar, pois tenho um que encontrei na rua cheguei a postar no inicio, mas ninguém se interessou, caso tenha interesse responda a esta postagem, meu nome Cida Freitas(RJ).

Unknown disse...

https://scontent-a-dfw.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/s480x480/559405_216772178484235_222907989_n.jpg?oh=efd006260937e3bb823e082f70e50d84&oe=547832FB

Anônimo disse...

Otimos caezinhos, tenho apenas uma femea pura e dois filhotes mas de pai de raça diferenteporte pequeno linda. Pena saber que estao em extinçao, pois sao muito companheiros atentos, carinhosos e adoram agua realmente. Uma otima reportagem para a tv sobre raças antes que sejam extintos de vez. Obrigado ao dono do blog pelas informaçoes.

Unknown disse...

Eu tenho uma cadela dessa raça ela é geniosa e folgada deita em cima de mim na cama e não me obedece quando eu falo.mas morre de chorar quando eu saio e não a levo.gostaria de saber mais sobre ela.aqui em Curitiba vejo muitos como ela.com donos ou não eu acho ela linda pois o pelo é grosso mais rente ao corpo com uma pequena crina no pescoço.ela é bicolor dourada com peito branco e botinha branca na pata.ela é pequena.por favor gostaria de participar de uma comunidade dedicada a que quer preservar esta raça.meu e-mail.leilacristina78@live.com me contate quero trocar fotos impressões e indo sobre esta raça

Unknown disse...

O Doom, cachorro do meu filho tem uma explicação! Gente eu ficava assim,puts mais que barba feia e grossa, o que é isso kkkkk

Unknown disse...

Ola... Eu sou morador de Bagé...sou criador destes cachorros... Tenho amigos que também são... Usamos eles no trabalho de campo e na caça ao javali...

Julio disse...

Ainda se encontra muito o barbudo nos grupos de caça do do Rio Grande do Sul No Facebook! Alguns são misturados com outras raças outros são mais puros mas quem quiser encontrar pesquise no Face. Só não posso por o nome do grupo aqui eu acho.

Unknown disse...

Resgatei um barbudo macho, branco deve ter uns 4 anos. Está tratado, bem alimentado pronto para doação. Quem tiver interessado pode chamar pelo e-mail uarhelio.araujo@gmail.com. meu nome e Hélio. Sou de São Bernardo do Campo SP

Anônimo disse...

Bom dia pessoal tbm ?
Venho olhando vários posts referente ao griffon barbudo e me interessei pela raça mais pelo fato de ser brasileira, estou em São Paulo e se souberem de algum criador por gentileza post aqui ok... estarei atento às postagens. Abraço

Cesare disse...

Tenho um cachorro que encontramos na rua, todas as características batem, castramos ele para tentar doar. Se alguem tiver interesse envio fotos.

Leda disse...

Tenho um e queria cruzar, tem alguém interessado?

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado