.

segunda-feira, maio 30, 2011

Pastor da Mantiqueira - Cachorros.


Pastor da Mantiqueira - Cachorros: O cachorro Pastor da Mantiqueira é uma raça antiga que teve origem na serra da mantiqueira na região sudeste do Brasil. Porem ainda não são conclusivas as suas origens, mas acredita-se que descendam dos antigos cachorros que existiam no Brasil, e que eram chamados de "policial", e até hoje herda este nome, inclusive este é um dos nomes pelo qual é conhecido em sua região de origem. Pela aparência e por sua aptidão para pastoreio o Pastor da Mantiqueira, provavelmente descendam do mesmo tronco canino das raças Pastor Alemão, Pastor Belga, Pastor Branco Suíço e Pastor Holândes. Seus ascendentes teriam chegado a serra da mantiqueira, e nesta região teriam sido selecionados na lida diária pelos peões e pelos tropeiros.




Pois estes profissionais precisavam de um bom e rústico cachorro de pastoreio que fosse agil, forte e resistente para que pude-se conduzir a boiada por caminhos em que o peão em seu cavalo tinham dificuldade para chegar. Devido principalmente ao relevo acidentado com declives muito acentuados da serra da mantiqueira, e dentro do que sabiam, sempre buscavam acasalar os cachorros que melhor atendiam as suas necessidades, e decorrente desta seleção, que ocorreu durante os séculos tornou-se possivel a criação desta nova raça. Inclusive a dificuldade de acesso a serra da mantiqueira também ajudou a manter o plantel da raça relativamente puro de genes exóticos de outras raças.



Entretanto a serra da mantiqueira a poucos anos atrás, teve uma mudança significativa e de uma forma contínua e permanete até os dias atuais em suas atividades econômicas. Com a pecuaria bovina sendo substituído pela agricultura, devido a isto o uso destes cachorros tem sido cada vez menor e a atividade turística tem também ganho força na região, atraindo cada vez mais pessoas interessadas em mudar-se de vez para a região, trazendo consigo consequentemente seus cachorros. E devido a estas circunstancias, o Pastor da Mantiqueira esta cada vez mais ameaçado de extinção, seja pela pouca procura de seu talento na pecuária ou pela miscigenação com raças estrangeiras. Apesar de a serra da mantiqueira localizar-se em território dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a maior incidência de cachorros desta raça está em munícipios mineiros, sendo menor sua distribuição em municípios paulistas e fluminenses respectivamente.



Pois as cidades com a maior população de exemplares da raça em Minas Gerais são os municípios de Virgínia, Passa Quatro, Marmelópolis, Delfim Moreira, Venceslau Brás, Itajubá, Piranguçu, Brasópolis, Gonçalves, Sapucaí Mirim, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho, Natércia, Pedralva, São José do Alegre, Heliodora, Cristina, Maria da Fé e Conceição das Pedras, já em São Paulo os municípios de maior incidência da raça são Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, e Campos do Jordão. E quanto as suas características físicas, o Pastor da Mantiqueira Possui pelagem em três variedades de tamanho, curto, médio e longo, podendo ser de pelo liso ou crespo, e as cores desta pelagem são preto, branco, creme em vários tons do escuro ao amarelo claro, e a cor mais comum é o azulego (base amarela em qualquer tom com pelos pretos interpolados) em suas várias nuances.



O corpo é quadrangular denotando grande agilidade, e o porte é médio, a cabeça possui orelhas eretas e voltadas para frente, o focinho é fino e os olhos podem ou não ser de cores diferentes. E suas habilidades como pastor de bovinos é apreciada entre os peões da serra da mantiqueira, formando um tripé entrosado e homogêneo, peão, cavalo e cachorro, e que tem contribuído com a econômia da região durante séculos. São cachorros rústicos e ageis, e que se dedicam por instinto as lida com o gado, auxiliando com habilidade a tocar o gado pelas íngremes montanhas da serra da mantiqueira, ou a reunir o gado nos currais quando chegam a seu destino. Diz-se entre os habitantes desta região que o Pastor da Mantiqueira é uma ferramenta de trabalho indispensável para o peão na serra da Mantiqueira.







2 comentários:

Anônimo disse...

nao conhecia, amei

Anônimo disse...

Eu gostei bastante..Tem até foto minha e dos meus cães..srsr..Parabéns!!
Pedro Calasans

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado