.

sexta-feira, maio 13, 2011

Kuvasz - Cachorros.



Kuvasz - Cachorros: A Kuvasz é uma raça de cachorro tipo pastor, e que foi usada durante muito tempo como guarda de rebanhos de ovelhas. Acredita-se inclusive que ele se escondia entre as ovelhas e, por ter o pelo muito parecido com o delas, conseguia facilmente enganar os predadores, o que lhe permitia o ataque de surpresa. Este canino é descendente de raças originárias do Tibet e seu nome deriva do turco kawasz, que significa "guarda armada dos nobres". E os cachorros desta raça são descritos como fortes, grandes e detentores uma pelagem dupla de ondulada a lisa e branca, e sua aparência é ainda classificada como agradável aos olhos, que irradia nobreza e força.



Foi usado durante séculos como guarda de rebanhos, protegendo-os de lobos e ursos, e como companhia, e tambem tem uma capacidade de guarda excepcional, inclusive adquiriu este adjetivo devido a sua iniciativa, já que é capaz de tomar iniciativa e agir sem necessidade de receber instruções. Suas estruturas, óssea e muscular são fortes e delgadas, e suas articulações revelam contornos bem delineados. E a sua personalidade é dita devotada, leal, determinada e de temperamento bastante equilibrado, e apesar de estar sempre alerta, é um cachorro que tem por preferência não latir. Entre suas principais características psicológicas, está o fato de, para ser um cachorro de guarda, que não precisa de adestramento.



Já entre as caracteristicas físicas, destaca-se a sua pelagem, que é descrita como auto-limpante. E o Kuvasz é um cachorro de porte grande, pois pode atingir facilmente os 75 cm e chegar a pesar de 60 à 80 kg.  Entretanto, a origem do Kuvasz é bastante controversa, e sobre ele existem inúmeras teorias, e esta dificuldade de se estabelecer uma linha cronológica clara para o seu desenvolvimento é devido, entre outros fatores, à antiguidade da raça e às migrações do povo húngaro. Alguns estudiosos afirmam que existem registros referentes a raça Kuvasz em objetos datados de 5000 A.C., já outros estudiosos localizaram as primeiras menções à raça em períodos mais recentes.



Mas todos são unânimes em creditar seu desenvolvimento aos magiares, que após migrações por vários territórios na Eurasia, fixaram-se no que hoje conhecemos como Hungria. E onde a função principal dos Kuvaszs era acompanhar os cavaleiros durante as caçadas, e tambem guardar seus rebanhos. Porem as primeiras menções confiáveis sobre a existência de cachorros da raça Kuvasz, aparecem em crônicas de Matias I, rei da Hungria entre 1458 e 1470, que inclusive tinha ele próprio, uma grande criação de Kuvasz, e dizia frequentemente que preferia confiar em seus cachorros do que nos homens que o cercavam. E nesta época os Kuvasz eram cachorros pertencentes e restritos apenas à aristocracia húngara.



Porem posteriormente, foi permitida tambem a sua posse pela elite burguesa, onde eram intensamente utilizados como guardas de propriedades, e também como pastores dos rebanhos de ovelhas. Entretanto a história mais recente sobre a raça, é bem mais conhecida, porem nem por isso, foi mais fácil, pois a raça terminou a primeira metade do século XX à beira da extinção. Porem graças ao trabalho de criadores húngaros e, especialmente, de alemães, a raça voltou a crescer em número de exemplares e acompanhou muitos imigrantes ao redor do mundo, no Brasil, a raça chegou apenas no final dos anos 80, e ainda são poucos os criadores.



O Kuvasz é um cachorro de grande porte, cuja função básica era o pastoreio e a guarda de propriedades. E nestas duas funções tem um comportamento de destaque, especialmente como guarda, onde é considerado ´incorruptível´. O Kuvasz adulto é um cachorro que possui um grande nível de atividade, e que precisa de bastante exercício e de muito espaço para que possa gastar toda está energia, por isso, não é adequado que o Kuvasz viva em pequenos espaços, ou em apartamento, inclusive é um cachorro muito resistente e um excelente parceiro para proprietários que tenham uma vida ativa. Muito observador e atento na função de guarda, normalmente não late à toa, porem não tolera e nem admite invasões em seu território, especialmente durante a noite.



É um cachorro considerado ´de família´, mas que porem normalmente elege claramente o seu responsável. E tambem não é do tipo de cachorro, que fica exigindo atenção constante e especial, mas deve, para desenvolver-se plenamente, conviver com as pessoas  da casa a fim de que não desenvolva uma agressividade exagerada e não adequada ao padrão da raça. Tem um forte instinto de proteção com aqueles que considera pertencer à sua matilha, e isso inclui as pessoas adultas e especialmente as crianças, sendo normalmente desnecessário que passe por um treinamento específico para exercer com extrema capacidade e competência a função de guarda. Inclusive é bastante reservado com estranhos, e mesmo após ter sido apresentado ao visitante, mantém uma atitude seria e reservada.



O Kuvasz é um cachorro de personalidade forte e independente, o que preenche de maneira muito adequada as necessidades de que, durante suas funções, tivesse capacidade de tomar suas próprias decisões. Por outro lado, esta independência é uma das características que recomendam que o proprietário promova desde cedo aulas de obediência para que possa se impor como líder ao seu cachorro. Segundo o ranking de inteligência do pesquisador Stanley Coren publicado no livro ´A Inteligência dos Cães´, o Kuvasz está na 42a posição entre as 79 possíveis. E tambem em função do seu passado de pastor, o Kuvasz costuma relacionar-se muito bem com outros cachorros e animais.



E com crianças, normalmente, são bastante tolerantes,  porem por se tratarem de cachorros grandes, é importante que sempre haja uma supervisão das brincadeiras para que não aconteçam acidentes. É importante também que eles tenham sido acostumados à presença delas desde cedo, e que as crianças sejam orientadas a brincar de forma adequada com os cachorros desde filhotes. Se o Kuvasz adulto podem ser considerados cachorros de alta atividade, o mesmo se pode dizer dos seus filhotes, pois normalmente os filhotes são muito ativos e brincalhões, prontos para qualquer atividade que seja proposta. É essencial que, para o seu bom desenvolvimento físico e mental, que os filhotes sejam bem socializados com outros cachorros e pessoas e que possam ter bastante espaço para correr e brincar.



Aulas de obediência são fundamentais para que o responsável possa dominar um cachorro que, quando adulto chega facilmente a pesar mais de 50 quilos. Os criadores normalmente indicam que os próprios responsáveis participem ativamente deste processo, e que ele seja sempre incentivado com aulas dinâmicas e tambem sem serem repetitivas, pois caso contrário o adestramento certamente será em vão. E com relação a cor da pelagem, o Kuvasz deve ser sempre branco, tolerando-se somente as tonalidades próximas ao marfim. E o pelo do Kuvasz é farto e ondulado, porem o seu comprimento não é uniforme, sendo mais longo nas coxas e dorso e mais curto na região da cabeça e pés. E segundo o padrão da raça, apesar do pelo farto e denso, a pelagem do Kuvasz é relativamente simples de ser mantida, necessitando apenas de uma escovação semanal para retirar os pelos mortos e a sujeira acumulada.



Os banhos devem ser o menos freqüentes possível, a fim de que o cachorro não perca a oleosidade natural que protege a sua pele e o seu pelo, e assim como todas as raças, o Kuvasz costuma perder mais pelos nas mudanças climáticas, especialmente quando o clima esquenta. Nesta ocasião costuma perder o sub-pelo, e as escovações ajudam neste processo. O Kuvasz é uma raça normalmente muito resistente, mas como toda raça de grande porte e de crescimento acelerado, pode desenvolver alguns problemas como Displasia Coxo-Femural e a Osteocondrite, que é uma enfermidade que atinge os ossos e que aparece mais frequentemente na região do ombro. Os sintomas aparecem entre 6 e 9 meses e pode afetar somente um ou os dois ombros. E um dos principais cuidados para a sua prevenção, é o fornecimento de uma alimentação correta e equilibrada para o filhote.




Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...





5 comentários:

Anônimo disse...

Belissimo cao!!! Nao conhecia essa raça!

Unknown disse...

Amigo, na foto em que estão trës filhotes, são são kuvasz....são filhotes de pastor Maremmano.

Junior Vinicius. disse...

Olá Paulo, desculpe-nos pelo erro, é que são raças bastante semelhantes, e tambem nos não somos especialistas na raça. Inclusive nosso proposito principal é fazer com que muitas pessoas que não sabem sequer da existência desta raça, possam vir a conhece-la. Abraços e disponha...

Anônimo disse...

Liga não, esse Paulo é um puta de um chato, não é o mesmo mas são bem próximos!!!

Romero Remedio disse...

Caramba, esse Kuvasz é muito lindão e fofo, na neve então parece que camufla de tão branquinho.
Andei lendo a respeito deles neste website aqui e gostei muito do conteúdo, explica a origem, comportamento e muito mais dos kuvasz.

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado