Press Enter and then Control plus Dot for Audio

.

segunda-feira, maio 30, 2011

Ovelheiro Gaúcho - Cachorros.



Ovelheiro Gaúcho - Cachorros: O Ovelheiro Gaúcho é uma raça de cão pastor, originária dos pampas gaúchos no Brasil. Apesar de ainda não ser reconhecida pela FCI, porem já obteve o reconhecimento da CBKC. E é uma raça muito resistente e ágil, sendo portanto um cachorro com as caracteristicas ideais para as atividades de pastoreio. O ovelheiro foi e ainda é grandemente utilizado para o pastoreio de ovelhas e de outros rebanhos, em especial na região sul, que inclusive são atividades tradicionais desta região do país. Entretanto, a raça foi originada no Rio Grande do Sul ao acaso, sem qualquer planejamento que não fosse a de ser utilizada em para o trabalho de pastoreio.



Inclusive o Ovelheiro descende de cachorros de pastoreio sem raça específica da região, mas também descende das raças Border Collie e Collie, estes ultimos chegaram com os colonos europeus no século XIX, quando os campos gaúchos foram sendo enriquecidos com animais de fazenda, como bois, cavalos e ovelhas. Os peões gaúchos sempre buscavam os cachorros com maior aptidão para o pastoreio de ovinos, sendo assim, os mais aptos ao pastoreio tiveram melhores condições de procriar, porque seus filhotes eram mais procurados por outros peões, e os melhores pastores eram procurados para cobrir boas fêmeas pastoras, com esta seleção natural e expontânea feita nos campos gaúchos, em pouco tempo surgia um nova raça, com fenótipo e temperamento diferentes de seus ancestrais, mas conservava excelente aptidão para o pastoreio de rebanhos.



E quanto a sua aparência, morfologicamente são parecidos com cachorros da raça Border Collie, por descenderem destes. Seu tamanho e estatura são medianos, maiores que os Border Collies e menores que os Collies. A sua pelagem não é muito longa, e pode ser em várias cores. E seu temperamento não é a de um cachorro agressivo, porem é muito bom como cachorro de alarme, pois late a qualquer ruído estranho, apesar de dificilmente atacar o invasor. É inteligente, e se adapta fácilmente a novas situações. Aprende comandos muito rapidamente, não sendo agressivo com o rebanho, e com as pessoas com quem convive é dócil e amigável.







Aprenda os Segredos dos Melhores Adestradores ...!

Finalmente! Você poderá adestrar e educar o seu cachorro, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. 
E o seu cachorro irá lhe obedecer fielmente de uma forma facil e natural.

Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto...


2 comentários:

Unknown disse...

links atecubanos #3
http://atecubanosem2012.blogspot.com/2012/01/pegando-garota.html
http://atecubanosem2012.blogspot.com/2012/01/fechamento-de-sites.html
http://atecubanosem2012.blogspot.com/2012/01/quando-eu-entro-no-outlook.html
http://atecubanosem2012.blogspot.com/2012/01/santo-cristo.html

Anônimo disse...

Olá
Os Ovelheiros Gaúchos não descendem do Border Collie, eles são formados a partir de três raças: um cão pastor de origem portuguesa, hoje conhecido como cão da Serra da Estrela; o Scotch Collie um antigo cão pastor que através de seleção deu origem ao Collie atual e do Pastor Alemão. Quando os Border Collie foram introduzidos no Rio Grande do Sul, em 1950, os Ovelheiros Gaúchos já existiam como raça. O que ocorre é que como apresentam a mesma coloração, as pessoas acham que os ovelheiros descendem dos borders, mas são raças completamente diferentes,tanto morfologicamente, como a nível de comportamento.
Atenciosamente
Eduardo José Ely e Silva
Criador de Ovelheiro Gaúcho

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado

1,350