Pastor Catalão - Cachorros: Pastor-catalão (em catalão: gos d'atura català) é uma raça canina de pastoreio proveniente dos Pireneus da Catalunha. As fêmeas desta raça são descritas como detentoras de instinto maternal único, criados para serem cães de pastoreio, são comuns pela Europa, particularmente na Finlândia, Alemanha e Suíça. Possui varias qualidades, que incluem a vigilância, a coragem e a energia, é ainda tido como um bom cão de guarda, usado inclusive como policial em sua terra natal. Fisicamente é um animal grande, podendo pesar até 20 kg, sua pelagem é lisa, longa e levemente ondulada nas pontas, podendo apresentar as colorações que variam do cinza ao preto e ao preto com marrom.
País de origem
Catalunha (Espanha)
Peso
(22 kg).
Altura
Machos: 47 a 55 cm. (19 a 22 polegadas)
Fêmeas: 45-53 cm. (18 a 21 polegadas)
Longevidade - 11 a 12 anos.
A história do Pastor Catalão se origina na Catalunha (Espanha), e acredita-se que a raça seja descendente de Montanha dos Pirenéus Cão. É atualmente utilizado como cachorro de vigilância defesa pessoal e guarda, desempenhando com bom desempenho cada uma destas duas funções, ou ambos ao mesmo tempo. Sendo que as características gerais, são de uma raça versátil e que pode executar várias tarefas, trabalhador, enérgico e muito carinhoso tem características que o distinguem como ele pode se tornar sua inteligência incomum e um treino leve e em algumas partes da Espanha pode ser ensinado a conduzir até um mil ovelhas. E a coloração de sua pelagem pode ocorrer em várias cores como creme, castanho, corpo cinza e preto mesmo, predominantemente cinza ou preto e creme e cores marrom no rosto, tórax e membros inferiores.
E seu pelo tanto pode ser liso e / ou ondulado, moderadamente longo em algumas partes de seu corpo e seu rosto pode ser parecido com um bigode ou barba. Em seus olhos tem alguns fios, mas não impedindo sua visão. Quando a queda de pelos podem ocorrer dois tipos de fases, afetando a parte da frente primeiro e depois a parte de trás, mas após o período final tudo volta ao normal. Tem um ótimo temperamento e personalidade, é muito inteligente, e estabelecem um vínculo de fidelidade e amizade com os todos os familiares, são alegres e sociáveis com outras pessoas, desde que venham a conhece-los em uma idade tenra e venham a crescer com eles, caso contrario são muito desconfiados com estranhos. E quanto aos cuidados, não há necessidade de cuidados excessivos, pois pode-se simplesmente escova-lo uma vez por mês ou sempre que necessário.
E por ele ser muito ativo e brincalhão, e consequentemente vier a se sujar com muita freqüência, então deve-se escova-lo com mais frequência. Deve-se dar-lhes banho sempre que necessário, entretanto se forem dados banhos com muita frequência, pode-se perder a defesa da pele e o brilho natural dos pelos. Apesar de seus instintos serem de um cachorro de pastoreio, entretanto tambem pode ser um bom cão de guarda ou companheiro, devendo-se portanto dar-lhes uma formação adequada. pois a raça requer o ensino de comandos básicos e também uma socialização precoce e rigoroso deve ser feito com firmeza e recompensa. É uma raça muito ativa, dado que quase nunca se cansa de caminhar e jogar, inclusive precisa de bastante espaço aberto para que possa fazer a sua recreação, Pois o Pastor Catalão é um amante de jogos de família e sempre disposto a aprender é fácil de agradar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário