.

domingo, maio 22, 2011

Podengo Portugues - Cachorros.



Podengo Português - Cachorros: O Podengo Português é considerada uma das raças mais antigas existentes atualmente, Pois o Podengo Português é um cachorro que tem a sua origem vinculada aos Fenícios, que inclusive é a cultura matriz de onde descendem os portugueses. O Podengo Português é uma raça com grande capacidade de caça, que também é utilizada na vigilância e na guarda das casas agrícolas. Inclusive o Podengo Português, pode variar em tamanho, podendo ser pequeno, médio ou grande, e as variedades pequena e média são bastante comuns em Portugal. Sendo muito utilizadas em matilha para a caça, em particular ao coelho.



Sendo que a variedade do Podengo Português Grande bastante raro, e se encontra inclusive correndo perigo de extinção, sobretudo a variedade de pêlo liso. E devido principalmente ao seu porte, são utilizados em matilhas de caça grossa, nomeadamente na caça ao javali, sendo mesmo a única raça portuguesa usada para esse fim. Os Podengos também variar no tipo de pêlo, podendo ter o pêlo liso ou encaracolado. E as variedades de pêlo surgiram de sua adaptação ao clima, sendo assim, a variedade de pêlo liso é mais comum no norte de Portugal, uma vez que o pêlo liso seca mais facilmente depois de molhado.



A variedade de pêlo encaracolado é encontrada nas zonas mais secas, onde o seu tipo de pêlo protege a pele dos raios de sol e do frio no Inverno. Os Podengos são cachorros de personalidade ativa, alegres, inteligentes, asseados e muito sociáveis, inclusive com outros cachorros. São extremamente afetuosos com os seus responsáveis e familiares, sendo inclusive extremamente cuidadosos com as crianças. Temerários na caça, são muito ariscos a estranhos, o que, aliado à permanente vigilância do seu território, faz deles atentos cachorros de guarda, desprovidos contudo da agressividade de outros cachorros de guarda e defesa.





2 comentários:

PiNot, Pinçando a Notícia disse...

Sou eu de novo e procuro um parceiro para minha podenga, e a proposito o nome dela é Erica

Anônimo disse...

tenho um podengo anão português ... mas ... operado !!!

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado