5 Tendências de Mercado Digital Para 2015
Eu sei, é sempre é uma coisa complicada tentar prever o futuro, mas é também um bom exercício. É uma maneira saudável para refletir sobre o ano passado e vendo a partir daí as tendências de mercado digital para 2015.
Com a web social e móvel e suas taxas de evolução no marketing digital em todo o mundo, de facto vemos que estamos sob uma grande transformação, ganha uma vantagem competitiva quem aproveitar o momento.
Com isto em mente, aqui estão as 5 tendências que prevejo para 2015 no mundo do marketing digital.
1. Google + morre e vai para o céu
Você pode realmente dizer que 2014 foi o ano em que Google + faliu, mas a verdade seja dita, eu não sou nem tenho certeza se já houve um tempo quando o Google + foi a “cara bonita” das mídias sociais.
Quando foi lançado em 2011, e pessoas tiveram de ser convidadas para experimentá-lo (soa familiar? Pinterest, Ello e muitos outros têm usado essa técnica tão bem…), houve um verdadeiro burburinho em torno de plataforma social do Google, ainda que o Google se manteve dizendo que não era uma mídia social.
Durante os últimos meses, Google voltou atrás em sua funcionalidade de “authorship” e não exige mais (ou força) aos usuários criar conta Google + ao usar YouTube, Gmail ou outras ferramentas do Google.
Nem uma das suas melhores funcionalidades, o Google Hangout, agora é um aplicativo autônomo que pode ser usado fora do Google +. Então Google + estará oficialmente morto?
Ainda não, e não tenho certeza de que a Google irá matá-lo como fez com muitos outros, mas à medida que as marcas estão priorizando suas contas de mídias sociais e estratégias, um dado certo é que muito pouco uso e interação no Google + estão dando (salvo algumas exceções notáveis) acho que muitos vão pensar e podem puxar o plugue completamente.
2. Pagamento móvel vai ser geral
Ninguém pode negar as taxas de penetração e ascensão meteóricas de smartphones em escala global. Em viagens por exemplo, temos visto um aumento brutal, aumentando a porcentagem de dois dígitos de viagens on-line em geral.
Mas até que ponto usamos nossos dispositivos móveis realmente para pagar por produtos e serviços?
A carteira de Google estêve ao redor por um tempo e há alguns bons exemplos de marcas, como a Starbucks cafés, que estão na vanguarda de pagamento móvel com recursos na loja e programas de lealdade fazendo transações sem qualquer tipo de problema.
Ainda que a aceitação global tem sido lenta por várias razões, devido a várias tecnologias (NFC, QR códigos, etc) por preocupações de privacidade.
Muitos especialistas têm esperando para ver se e quando a Apple iria dar o grande salto, desde que sua aplicação “passbook” ficou pronta para a expansão global do pagamento móvel.
Finalmente, isto agora é uma realidade com o novo iPhone 6 e com certeza isso vai ser um a tendência.
Considerando a influência da Apple e sua base de fãs em todo o mundo, podemos esperar alguns desenvolvimentos interessantes em 2015 principalmente em países emergentes como o Brasil.
3. Relógios inteligentes
Enquanto permaneço um pouco cético sobre “estas coisas da internet” e as tecnologias que de alguma forma se usam como acessórios em geral – como são os óculos do Google por exemplo.
Acredito que 2015 pode parecer o bom começo de uma nova era com relógios inteligentes, aqui novamente seguindo os passos do novo relógio da Apple, devido ao sucesso dos mercados em Janeiro vai ser uma nova tendência para 2015.
Podemos esperar os comerciantes de várias indústrias aproveitando esta oportunidade para atingir os clientes em movimento, talvez aproximando-se para esse objetivo de “atingir as pessoas certas, na hora certa, no lugar certo”.
Será interessante ver como os anunciantes se vão adaptar também para este novo formato, muito menor, ainda que muito íntimo do que qualquer outro dispositivo até agora.
4. Publicidade nas mídas sociais
Até agora, o marketing na mídia social tem sido principalmente sobre o envolvimento com as comunidades de fãs e seguidores, exceto talvez para Facebook que desenvolveu uma ferramenta de publicidade muito sofisticada, através de sua ferramenta de campanha nativo ou com o Power Editor.
Outros meios de comunicação sociais estão sendo muito mais agressivos a atrair os anunciantes, ou seja, o Twitter e o Linkedin que ambos desenvolveram ferramentas de publicidade mais sofisticadas, permitindo direcionamento e medição de desempenho superiores. Eu vejo aqui uma grande competição, principalmente a volta ao crescimento do twitter em 2015.
Publicidade está vindo para o Instagram e Pinterest, para não mencionar o Snapchat e, provavelmente em 2015, Whatsapp também o que torna uma outra tendência. Agora, a maioria das marcas entenderam que social media já não é “uma carona gratuita” e que as organizações devem investir de alguma forma para que seus esforços de mídia social sejam recompensados.
Não quer dizer que todas as plataformas irão girar no sentido de uma abordagem de “pagar para jogar” como estamos testemunhando com o Facebook, mas certamente significará que comerciantes bem esclarecidos devem planejar de acordo com o aumento dos orçamentos para campanhas em marketing social em 2015.
5. Analytics mais acessível e para todos
Por último mas não menos importante, estamos vendo a análise de mídias sociais, finalmente se tornando mais acessível e não apenas para os anunciantes.
Enquanto nós temos utilizado muito os dados fornecidos pelo Google Analytics, e o Facebook tem vindo a melhorar seus conhecimentos nos últimos dois anos, LinkedIn, Twitter e Pinterest estão finalmente dando acesso a indicadores interessantes sobre o desempenho de uma determinada marca, mesmo que a amplitude e a profundidade varie de uma plataforma para outra.
Interessado no Instagram analytics? É ainda não está disponível, a menos que você passar por um aplicativo de terceiros como o Iconosquare.
Então, o que acha que vai ser tendências para seguir em 2015? Por favor, comente abaixo e deixe-me saber a sua opinião!
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