.

sábado, maio 30, 2015

Cachorro Brasileiro.



Cachorro Brasileiro: O Barbudo é uma raça de cachorros brasileira, mas que porem atualmente corre um sério risco de extinção. Possui tambem uma versão menor conhecida por barbudinho, entretanto porem ainda não é reconhecida por nenhuma entidade cinófila, devido principalmente à falta de um criador interessado em organizar a criação da raça em busca de um desenvolvimento e um consequente reconhecimento desta raça, que é um patrimônio genético brasileiro. Inclusive a grande maioria dos exemplares dos cachorros desta raça, pertencem a pessoas desligadas do mundo cinófilo, que os utilizam para companhia, pastoreio de gado e ovelhas e principalmente para a caça. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



E há três hipóteses para seu surgimento, a primeira é levantada pelo médico veterinário Edo Cécere de Carvalho, e diz que na década de 30, cachorros do tipo Griffon eram muito comuns no Uruguai, e acredita-se que estes cachorros frequentemente atravessavam a fronteira com o Brasil auxiliando peões a tocar o gado, e já em território brasileiro teriam na campanha gaúcha aleatoriamente cruzado com cachorros das raças Ovelheiro Gaúcho e Perdigueiro Gaúcho. E seus descendentes geravam excelentes cachorros pastores de bois e ovelhas e principalmente cachorros de caça a paca, a capivara,  ao tatu e ao javali. Com isto foram muito apreciados e difundidos no sul do Estado do Rio Grande do Sul, gerando uma nova raça de cachorros brasileira. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



É sabido tambem que esta raça também teria chegado aos estados de Santa Catarina e posteriormente ao Paraná e ao Uruguai, provavelmente isto teria ocorrido devido a boa fama da raça na atividade de caça, o que contribuiu que tenha chegado a estes dois outros estados e também ao país de onde vieram os ancestrais da raça. Outra hipótese é defendida pelo cinófilo Milton Almeida, ex-presidente do Rio Grande Cassino Kennel Clube, ele se baseia apenas nas características fenotípicas e comportamentais do Barbudo, ele acredita que os possíveis ancestrais do Barbudo tenham sido cachorros das raças Schnauzer, Old English Sheepdog e Airedale Terrier. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



Inclusive segundo ele, a aparência, o pelo duro com textura de "arame" grosso e a cor preta ou cinza do Barbudo, remetem ao Schnauzer, já as cores baio (cinza, dourado e branco), bicolor (preto e branco) e tricolor (preto, castanho e branco) e mais o instinto de caça e de pastoreio são evidências da presença de genes de outras raças. E a densidade da pelagem crespa, a estrutura física e o instinto de pastoreio, segundo Milton provavelmente vem do Old English. E tambem uma terceira hipótese também pode ser provável, devido principalmente a sua semelhança com algumas raças portuguesas, possivelmente estas raças foram trazidas ao Brasil durante a época colonial, por isso o Barbudo caçador pode perfeitamente descender de raças como o Barbado da Ilha Terceira de quem teria tambem herdando o nome, Cão da Serra de Aire e do Cão D'água Português, herdando deste ultimo também o gosto pelo ambiente aquático. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



Entretanto a raça é conhecida por diversos nomes, dependendo do município ou da região onde existam exemplares, que podem ser Barbudo ou Barbudo caçador, Barbudinho é como são chamados os exemplares da variedade pequena, mas a raça também é conhecida por Barba de Arame, Barbicha, Javalizeiro, Capivareiro e por serem mais comuns nos municípios localizados na fronteira com o Uruguai, também são chamados de Uruguaio. Quanto a aparência, os Barbudos tem porte médio, com altura na cernelha variando entre 55 a 65 cm, e pesando entre 30 e 40kg, já sua versão menor, como o próprio nome sugere, são de pequeno porte pesando entrem 5 e 12kg. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



E a pelagem é predominantemente cinza, mas várias outras cores estão presentes na raça, como o preto, branco, cobre, castanho e amarelo em várias tonalidades, do amarelo claro passando pelo dourado até o amarelo escuro, e em várias combinações, sendo muitos bicolores e alguns tricolores, e também há os de cor sólida. O pêlo é de arame, bastante grosso e em maior quantidade no maxilar e focinho, e para manter a higiene é necessário a tosa para os que vivem dentro das residências, já para os que vivem no campo não é necessário, a pelagem grossa e abundante protege o cachorro das intempéries, e as orelhas são dobradas, pendentes e de tamanho médio, também podem ser eretas. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



E o temperamento é de um cachorro com grande aptidão para a caça, sendo porem tambem excelentes cachorros de companhia, alegres, brincalhões, porem um tanto quanto geniosos. E como cachorro de companhia, devido a seu porte e sua beleza, são tambem bastante utilizados, pois são cachorros dóceis com seres humanos, porem tambem com grande instinto de guarda nos exemplares grandes e de alarme nos pequenos. Inclusive atualmente são pouco utilizados na pratica como cachorro pastor, porem antigamente eram intensamente utilizados como pastores de gado e ovelhas, sendo os de tamanho grande mais aptos aos rebanhos de gado, e os pequenos aos de ovinos. Inclusive há cerca de trinta anos, várias estâncias da campanha gaúcha tinham pelo menos um Barbudo trabalhando como cachorro pastor, porem com o tempo foram sendo substituídos por raças especializadas no pastoreio, como o Ovelheiro Gaúcho. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



E por ser uma raça de caça, a principal aptidão do barbudo é a caça, principalmente de tatu, paca, capivara,e javali, onde tem excelente destaque, coragem e grande resistência física para longas caçadas, sua principal característica nas caçadas é a tenacidade com que procuram, perseguem e atacam a caça, ao contrário da maioria das raças de caça que procuram acuar com latidos a caça para que o caçador possa abatê-la. O Barbudo entretanto procura ataca-la para ele mesmo abater a caça, mesmo que sejam grandes, pois são cachorros de muita coragem, e nesta tarefa geralmente atuam em duplas, trios ou até mais cachorros. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.



Movimentam-se com muita destreza em terrenos de difícil circulação como charcos, grotas e cursos d'água, devido a serem excelentes nadadores são uma das melhores raças para a caça da capivara e outros animais de ambientes onde se encontra água em quantidade. E apesar de serem geniosos, vivem tranquilamente em matilha, principalmente se forem acostumados a viver desta maneira desde filhotes. Entretanto apesar de todas estas qualidades, a raça hoje sofre sério risco de extinção, pois segunda a médica veterinária Lisiane dos Santos Horstmann, de Santana do Livramento, há cerca de 20 anos, 10% dos cachorros atendidos em sua clinica eram  da raça Barbudo, porem atualmente não passam de 2%.  E segundo tambem o médico veterinário, Edo Césere de Carvalho, do município de Dom Pedrito, há 10 anos cerca de 5% dos cachorros atendidos por ele eram da raça Barbudo, e de um ano para cá não viu mais nenhum. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.




Porém exemplares legitimos de Barbudos ainda podem ser vistos perambulando pelas áreas urbanas e rurais do interior do Sul do Brasil, porem infelizmente a maioria são de cachorros sem responsável, e somente alguns pertencem à caçadores da região. inclusive cerca de 20% dos 250 cachorros de rua recolhidos mensalmente em Bagé são Barbudos ou mestiços de Barbudos, esta é a estimativa do Núcleo Bageense de Proteção dos Animais São Francisco de Assis. A maioria são mestiços de Barbudo com outras raças, mas ainda é possivel encontrar exemplares puros, que reunem todas as caracteristicas fisicas do Barbudo. Porem infelizmente, mantendo-se está tendencia, está raça deve chegar nos próximos anos a extinção, devido principalmente a falta de alguém interessado em trabalhar pelo resgate e oficialização da raça, e pelas castrações promovidas pelos centro de controle de zoonoses e outras organizações não governamentais da região, que não distinguem Barbudos dos cachorros sem raça definida no momento da castração. Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.  Cachorro Brasileiro, Cachorro Brasileiro.


Nenhum comentário:

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado