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domingo, março 22, 2015

A Diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C.




A diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C


Uma das ótimas indicações que já recebi do Eric Santos, CEO aqui na Resultados Digitais, foi o livro The Ultimate Sales Machine, do autor Chet Holmes. No capítulo 4 (disponível gratuitamente em inglês) é apresentado o conceito do Stadium Pitch, umas das sacadas mais geniais que já vi sobre vendas e marketing.
O autor identificou que para um mercado qualquer, o momento de compra dos clientes forma quase que um padrão. Segundo ele, apenas 3% do público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo e cerca de 6-7% está aberto a propostas. O restante é apresentado na pirâmide abaixo:


Pirâmide - momento de compra


Na maioria dos eventos e publicações sobre Marketing Digital, o que costumamos ver são cases e dicas de grandes empresas que vendem para consumidor final (B2C). O problema é que essas técnicas são replicadas – normalmente sem sucesso – para empresas B2B. A pirâmide acima vai nos ajudar a entender a principal razão para esse fracasso.

O Marketing Digital B2C

Muita gente já deve ter ouvido falar de como a Dell vendeu mais de US$ 3 mi em notebooks nos EUA através seu perfil no Twitter e então tirou a conclusão que vender em 140 caracteres era a solução de todos os problemas.
O problema é que essa abordagem direta funciona apenas para o topo da pirâmide, ou seja, para os 10% que já estão comprando ou dispostos a ouvir. No exemplo acima, essa abordagem direta faz sentido em termos de números somente porque o mercado de interessados em notebooks é gigante e cíclico. Os 10% comprando agora ou dispostos a ouvir são um número mais do que suficiente para gerar um volume imenso de vendas.
Ainda, para muitos produtos B2C a demanda já é latente. As pessoas já sentem a necessidade do produto e basta um estímulo (ex. promoção) para que elas tomem a ação da compra. Cabe às empresas B2C criarem awareness e desejo dos consumidores pela sua marca, e depois garantirem que suas ofertas sejam “encontráveis” pelas pessoas que já estão neste estágio da compra. Claro, tudo isso sempre acompanhado de uma oferta competitiva.

Para marcas como a Dell, oferecer um atrativo (no caso, preço) é o suficiente para que a oferta se torne famosa e um percentual relevante de pessoas acabe comprando. Outro exemplo é o sucesso das compras coletivas, que reúnem boas ofertas em um único local e aceleram a compra por impulso.
Outro ótimo exemplo de Marketing Digital B2C no varejo brasileiro é a Netshoes. Seus links patrocinados e banners personalizados em sites de esportes são extremamente efetivos para gerar e capturar demanda.
Reparem que nos exemplos acima as empresas possuem canais de venda direta pela própria Internet. Há ainda uma infinidade de outras empresas B2C que estão longe disso e usam o Marketing Digital basicamente da mesma forma que no marketing tradicional (em TV, rádio, etc.): para gerar afinidade com a marca e demanda no ponto de venda.

Por isso vemos cases como o da página no Facebook do Guaraná Antártica ou histórias emocionantes como Eduardo e Mônica, da Vivo. Nesse caso, é tudo uma grande aposta, já que há pouca mensuração de quanto uma ação desse tipo de fato contribui para vendas.

Cabe aqui uma observação importante: vendas B2C mais complexas, como por exemplo apartamentos, carros e investimentos financeiros, tendem a ser mais racionais e podem ser tratadas da mesma forma que o Marketing B2B, que vemos a seguir.

O Marketing Digital B2B

Em B2B geralmente acontece o contrário. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo. Como a demanda concreta e um mercado consolidado muitas vezes nem existe, cabe às empresas vendedoras atuarem como evangelistas da solução.
Voltando à pirâmide, também podemos pensar no seguinte: o número de pessoas querendo tomar refrigerante ou comprar computador é incomparavelmente maior que o número de empresas contratando uma consultoria ou um software de CRM, por exemplo. Assim, focar na venda direta para o topo da pirâmide já não alcança um número muito alto de clientes.

A situação é ainda pior se lembrarmos que as vendas B2B não são levadas pela emoção, diferentemente de B2C. Há muito mais risco, pessoas, pesquisas e análises envolvidas no processo, o que torna aconfiança no fornecedor essencial.
Como alcançar então um percentual maior da pirâmide e ao mesmo tempo gerar mais credibilidade? É aí que entra a grande sacada doStadium Pitch. Holmes convida os leitores para responder à seguinte pergunta: imagine um estádio inteiro cheio com os seus potenciais clientes e que você tivesse a oportunidade de falar para todos eles por alguns minutos. O que você falaria?
Grande parte das pessoas responde apresentando a história ou os benefícios do seu produto/serviço, ou seja, fazendo a venda direta. O problema é que basta começar a falar isso e 90% da pirâmide se levanta e vai embora.

Por esse motivo, o seu discurso – e inclua aí o seu blog, Autoria.Twitter e Facebook, etc. – deve ser centrado em oferecer conteúdo útil para o cliente, independentemente do momento de compra que ele esteja. É preciso falar algo interessante para a pirâmide toda continuar ouvindo.
Não é à toa que você vai ler em nosso blog, por exemplo, posts sobre como aumentar a geração de Leads e vendas através do marketing digital, mas não vai encontrar um post sobre as funcionalidades e benefícios do nosso software. Esse conteúdo educativo, relevante e capaz de ajudar as empresas de nossos leitores tem um potencial muito maior de atrair e reter pessoas em todos estágios da pirâmide.

Também é importante usar o Marketing Digital para relacionamento com os potenciais clientes. Assim é possível criar credibilidade ao longo do tempo e ser lembrado como referência quando chegar o momento da compra pelo cliente.
Por fim, outro efeito benéfico dessa estratégia é acelerar o processo da venda. Ao fazer esse trabalho de educação e evangelização, os clientes movem mais rápido da parte de baixo para a parte de cima da pirâmide.


sexta-feira, março 20, 2015

Como Criar um Infografico Matador.



Como criar um infográfico matador!

Como criar um infográfico matador!
Seja você um empreendedor, um palestrante ou mesmo um funcionário de uma empresa, hora ou outra será necessário se deparar com uma reunião de negócios, palestra ou qualquer outro encontro mais formal. Até mesmo no dia a dia, aplicar práticas de marketing pessoal para se sobressair perante os colegas, parceiros e clientes é uma boa forma de causar boas impressões. Por isto, selecionamos 5 dicas para que você ganhe destaque e usufrua destas práticas de forma propícia para para manter uma visão positiva e profissional sobre você. Confira:

A primeira impressão não necessariamente é a que fica, mas custa a ser revertida

Escutamos o tempo todo que “a primeira impressão é a que fica”. Bem, não necessariamente. É claro que por algum tempo você será julgado por sua aparência, e por isso precisa estar mais atento à sua conduta, postura e até mesmo a forma como veste, por exemplo, para que não seja mal interpretado. Contudo, são as suas atitudes durante situações mais críticas ou públicas que direcionarão seus colegas e parceiros a interpretá-lo melhor. Exatamente por isso o cenário pode ser revertido. Porém, a tarefa não é tão simples: leva tempo e pode até aborrecê-lo por um período, até que isto seja estabilizado.
Por isso, o melhor a se fazer é trabalhar a sua imagem pessoal desde o primeiro contato com seus parceiros, clientes, colegas de trabalho, espectadores, dentre outros públicos. Lembre-se: qualquer um pode ser um promissor contato no futuro. Por isso, trabalhe sempre o seu posicionamento perante todos.

Tente encontrar possibilidades nas pequenas oportunidades

Não seja negativo: isto pode demonstrar aos demais que você é uma pessoa descrente ou que não se esforça para reverter situações. Se alguém tem uma dúvida e você as respostas, prontifique-se em respondê-la: você pode um dia precisar que alguém faça o mesmo que você, além de se mostrar disponível para resolver o que preciso for.

Você pode não ligar, mas o que você veste pode influenciar em sua imagem

Se você vai para uma apresentação, seja ela uma palestra, reunião ou mesmo um meet up, mais descontraído, sem se preocupar como se veste, cuidado! Isto pode gerar uma má impressão sobre você e barrar certas oportunidades. Atente-se ao dress code mais indicado para cada situação e vista-se de forma adequada.

Mostre-se um líder para se tornar um influenciador nato

Influenciar pessoas é primordial para ser visto como uma autoridade ou referência. Isto é de suma importância para palestras, reuniões e negociações. Por isso, demonstre ser um líder nato: opine passando confiança e conduza discussões, mas sempre de maneira saudável para que a impressão de liderança não se torne de arrogância.

Trabalhe a autoconfiança para gerar confiança nos outros

Quando você segue confiante no que faz e diz, passa também confiança às outras pessoas. A melhor forma de trabalhar isto é angariando conhecimento: quando você realmente sabe sobre o que se trata, suas opiniões soam mais convincentes e, desta forma, será possível influenciar pessoas – além de se sentir mais seguro com os seus passos.

E você, já aplica estas dicas em sua rotina? Conhece alguma outra para complementar a nossa lista? Aproveite os comentários abaixo para compartilhá-las conosco!




quinta-feira, março 19, 2015

O que é a Corrida dos Ratos.


O Que É A Corrida Dos Ratos

O Que É A Corrida Dos Ratos
Muitas pessoas reclamam da vida em que vivem. Dizem estar sempre cansadas, não conseguem fazer o que podem e não são verdadeiramente felizes.
Homens e mulheres assim vivem sempre na esperança de que as coisas melhorem, mas na verdade não as busca com tanto fervor.
Elas nascem, são educadas, vão para a escola, crescem e continuam estudando, para depois escolherem uma área de graduação e passarem a trabalhar no segmento.
Ganham dinheiro para pagar as contas, estas saem de controle e a mesma tem que se disciplinar para não se endividar demais. Troca de carro com pouca frequência, cansa da vizinhança e decide, então, trabalhar mais para ganhar mais dinheiro.
Nascem filhos, as poucas mordomias que tinham são cortadas e elas ficam motivadas com os progênitos, mas passam a gozar de uma qualidade de vida ainda pior.
E tudo isso segue o rumo até a velhice, quando se aposentam e veem que não fizeram nada de tão espetacular em suas vidas. O papel, então, é avisar os netos para estudarem bastante e ganhar mais dinheiro, a fim de serem mais felizes e poderem fazer tudo.
Percebe como este roteiro é bastante comum? E será mesmo que este conselho é o melhor de todos? O dinheiro é, de fato, o libertador dos problemas?
A verdade é que ele não é!
Quanto mais uma pessoa ganha, maior fica a sua qualidade de vida e mais dinheiro ela precisará para manter tudo o que tem. Enquanto um carro popular é ótimo para classe baixa, um carro de luxo é normal para uma classe mais alta. Resumindo: os gastos se equivalem.
O segredo para ser feliz e uma pessoa de sucesso é sair da Corrida dos Ratos. Você conhece este termo? Ele é bastante famoso e utilizado atualmente. Vamos conferir mais detalhes abaixo!

O Que É A Corrida Dos Ratos

O Que É A Corrida Dos Ratos

Você sabe o que é a corrida dos ratos?

Não existe uma definição correta para este termo, pois ela engloba uma série de “problemas” que configuram como tal. Seu uso foi imortalizado no best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, como uma forma de dizer para as pessoas evitarem cair neste caminho.
Sabe aquelas rodas em que os ratos ficam correndo sem parar, cada vez mais rapidamente, a fim de sair daquele sofrimento?
Então, é basicamente disso que devemos fugir em nossas vidas. Todavia, as pessoas acabam cometendo os mesmos erros que os ratos: querendo se esforçar mais e mais, mas sem mudar o rumo.
Não adianta querer ganhar mais dinheiro, para gastar mais dinheiro e ganhar mais dívidas. Bem como não é nada inteligente trabalhar mais e mais, pois a duração do dia nunca se altera e você terá que abrir mão de outras tarefas.
Com o empreendedorismo digital, você pode sair da corrida dos ratos! Ele é uma ótima maneira de acabar com este sofrimento e trazer muito mais cor e felicidade a sua vida. Nós mostraremos abaixo algumas dicas.

3 maneiras de não fazer parte da corrida dos ratos

Saiba que você não precisa ser mais um rato na gaiola correndo sem parar dentro da roda. Também não pense que isso seja ruim! Estas pessoas fazem parte do sistema capitalista, ou seja, servem como funcionários e afins.
O profissional que saiu da corrida dos ratos é aquele que tem autonomia e felicidade plena na vida, em relação à carreira profissional. Por que podemos dizer que empreendedores digitais, em sua grande maioria, estão fora da corrida? Pois conseguiram se desprender das correntes da sociedade.

Converse com várias pessoas. Perceba que muitas delas chamarão um blogueiro profissional de folgado, porque trabalha em casa; louco, porque não está em uma grande empresa; ou irresponsável, porque não tem estabilidade. Estas críticas somente comprovam como tais pessoas conseguiram se libertar do mal da corrida dos ratos.
Veja abaixo 3 formas de sair da roda e procure aquela que seja mais viável para você!

1# – Tornar-se o próprio chefe

Chefes em geral são muito chatos. Isso é normal, pois eles precisam de ótimos resultados para manter-se longe das garras da direção! Portanto, eles descarregam todos os problemas e estresse nos seus funcionários.
Deixar de lado a chefia e tornar-se dono do próprio nariz é uma das maneiras de sair da corrida dos ratos. Neste caso, o salário em si não é tão decisivo, mas, sim, a calma e liberdade em ser o dono de si próprio. Trabalha quando quer, onde quer e como quer; isso descreve um profissional que não precisa dar explicações a mais ninguém.

2# – Conquistar a independência financeira

Por que as escolas não ensinam educação financeira para os alunos? Esta deveria ser uma das principais disciplinas, pois prepara o aluno para o Mundo!
O que adianta eles saberem diversas matérias que nunca usarão, mas não terem a mínima noção sobre como lidar com dinheiro?
Por isso, muitos se encontram na corrida dos ratos: não sabem o que fazer com o capital. Investem errado, gastam mais do que têm e não conseguem realizar o que desejam por falta de planejamento.
Então, se veem na roda dos ratinhos: “Preciso trabalhar mais para ganhar mais dinheiro e pagar as dívidas” ou “Preciso economizar aqui e ali para não me endividar”. Assim, nunca estão confortáveis.
Uma das maneiras de sair da gaiola dos ratos é estudando economia. Sim! Ao saber onde investir, principalmente nos nichos corretos e afins, bem como sabendo lidar com juros e planejamentos, conseguirá atingir a independência financeira e se aposentar com muito mais antecedência, sem precisar se matar de trabalhar!

3# – Fazer o que ama

Por fim, pode parecer poético, utópico ou mentiroso, mas fazer o que se ama te tira da corrida dos ratos. Por exemplo, um blogueiro que tem projetos voltados para vinho, a bebida que mais ama, pode não enriquecer, já que o assunto não é tão buscado.
De todo o modo, ganhará dinheiro o suficiente para viver e será feliz por trabalhar em pleno contato com o que ama! Poderá participar de eventos, conhecer viniculturas e muito mais.
Um dos segredos para sair da corrida dos ratos é encontrar algo que é apaixonado, assim nunca mais precisará trabalhar, apenas se divertir enquanto trabalha. Para saber mais sobre isso que você acabou de ler, recomendo que você conheça o Faculdade Do Dinheiro, o Moisés Santos explica detalhadamente tudo que você precisa para ter seus próprio negócio online. Então ti vejo lá.


O que é Necessário para Montar um Negócio em Casa?


O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?


Com o advento da Internet, nosso grande planeta se tornou uma pequena vila global. Com isso, muita gente preferiu renunciar ao ambiente tradicional de um escritório e abraçar a ideia de montar um negócio em casa.
O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?
As vantagens são muito claras: você não precisa alugar um espaço adicional só para trabalhar, economiza um tempo precioso sem precisar ir e voltar e ainda pode organizar seu dia do jeito que quiser, sabendo que pode ficar até tarde “no escritório” sempre que quiser.
Agora, trabalhar em casa também tem armadilhas e desafios. Pensar e planejar antes seu escritório em casa pode lhe evitar alguns sérios problemas. Tire um tempinho para conferir esta lista que criamos para ver se você cobriu todos os pontos iniciais.

Trabalhar de Casa – Guia Para Iniciantes

1. Determine um espaço na sua casa para ser seu local de trabalho
Isto é psicologicamente importante, porque é preciso ter a noção de que ainda existe uma diferença entre a sua vida pessoal e seu trabalho.
2. Mantenha uma agenda de trabalho realista
Estabeleça metas para você mesmo e preste atenção para não se distrair com a proximidade de sua TV, cozinha ou cama. Estabeleça um ou dois dias mais flexíveis por semana para que você possa fazer outras tarefas ou dormir um pouco mais. Este esquema vai lhe permitir sentir-se produtivo sem se sentir triste ou completamente por fora.
O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?
3. Adicione o nome de sua empresa à sua caixa de correio e campainha
Você não vai querer deixar o carteiro confuso.
4. Encontre motivos para sair
Ficar em casa o dia inteiro não só não é saudável, mas eventualmente vai afetar seu rendimento. Há muitos incentivos para sair – reuniões de trabalho, ir ao correio, buscar suprimentos, etc. Se conseguir distribuir essas tarefas pela semana, nunca vai acontecer de você chegar à meia noite e ainda estar de pijama.
O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?
5. Certifique-se de não ter problemas legais
Sim, você trabalha em casa, mas ainda assim seu negócio é lucrativo, por isso tenha em dia tudo o que se relaciona aos impostos e taxas.
6. A propósito…
Não se esqueça de juntar recibos das despesas do seu negócio. Muitas compras que antes eram consideradas como despesas com a casa agora podem ser usadas para abater dos impostos.
O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?
7. Seja seu Próprio Decorador
Uma grande vantagem de ter seu escritório em casa é a facilidade de criar e decorar seu próprio espaço de trabalho, exatamente de acordo com suas necessidades. Esta é a oportunidade de montar aquela mesa que você sempre quis ou finalmente conseguir criar um esquema que realmente funcione para seus post-its.
8. Não Esqueça que é Preciso Ter um Plano de Negócios
Ter um negócio estabelecido em casa é tão sério quanto um negócio, digamos, “normal”. Estabeleça metas que você mesmo precise bater, pense numa estratégia de marketing a longo prazo e trabalhe sempre com o foco na visão que você tem do seu negócio.
O Que é Necessário Para Montar um Negócio em Casa?
9. Interaja com os Donos de Outras Pequenas Empresas
A nossa experiência de trabalho com pequenas empresas tem nos mostrado que esta é uma comunidade que se apoia. É possível aprender muita coisa com comerciantes de mais experiência, e dessa forma você não precisa se sentir isolado ou confinado em seu “home office”. Para tomar conhecimento de oportunidades, procure por encontros, palestras, workshops ou conferências em sua área de trabalho.
10. Crie um Site para seu Negócio e Promova-o Online
Um site poderoso é a ferramenta mais eficiente para expandir o alcance a públicos maiores e continuamente atrair uma nova clientela. O Wix oferece aos donos de pequenas empresas a possibilidade de criar um site belíssimo e profissional em apenas alguns passos!
Template para Negócios do Wix

Comece por conferir nossos templates para negócios. Temos uma variedade imensa – desde serviços de buffet e cuidadores de cachorros até serviços de consultoria. Estamos certos que você encontrará um template que corresponde ao seu ramo de negócios!



8 Erros mais Comuns na Hora de Criar um Site.


8 Erros Mais Comuns Na Hora de Criar Um Site


Todo mundo já ouviu falar em web design; muitos conhecem os termos SEO ou PPC…mas poucos sabem o que é usabilidade, embora isso deva sempre ser uma das suas prioridades ao se criar um site. Falando claramente, usabilidade é a facilidade com que os visitantes de um website conseguem navegar e encontrar o que procuram nele.
Se o seu visitante não encontra o que procura ou é forçado a esperar alguns segundos extras até que a página carregue, ele irá deixar o seu site para nunca mais voltar.
Para ajudá-los na tarefa de melhorar a usabilidade dos seus sites Wix, pesquisamos quais os erros mais comuns cometidos pelos nossos usuários. E embora cada usuário seja único, certos erros ocorrem de forma mais comum. Vejamos quais são eles:

1. Resolução da Tela

A maioria das pessoas (ainda) usa uma resolução de 1024 x 768 para o trabalho diário. É sua obrigação, então, se certificar de que o seu site é projetado para todas as resoluções de tela. Você usa chamadas à ação ou formulários de contato? Mantenha-os acima da dobra, isso é, na parte do seu site que é imediatamente visível assim que alguém entra no site. Esta é a sua “área nobre”, onde as coisas mais importantes do site devem aparecer.

2. Página de Introdução

Uma página de introdução é aquela página inicial que funciona como um convite para o site. Embora elas possam ser visualmente atraentes, elas tendem a irritar muitos visitantes e são geralmente consideradas como um desperdício de tempo. Se você estiver usando uma, considere cancelá-la e integrar alguns elementos dela em sua home page. Não faça com que os seus visitantes tenham que clicar duas vezes para encontrá-lo.

3. Barra/Menu de Navegação

Proprietários de sites muitas vezes “empurram” visitantes para fora das suas páginas simplesmente por se esquecer de incluir um menu de navegação simples em cada página. Um usuário que é obrigado a clicar repetidamente no botão “voltar” para encontrar o que procura, ficará frustrado e deixará o seu site rapidamente.

4. Layout do Site

Escolha suas cores com atenção, destaque todos os textos importantes e mostre claramente onde está o botão que você quer que o visitante clique. É importante usar as cores da sua marca, mas elas não podem distrair o visitante da parte mais importante do seu site: o conteúdo.

5. Tamanho do Texto

Têm muito a dizer, mas não pode espremer tudo em uma página? Diminuir o tamanho da fonte NÃO é a solução. Não deixe seu texto menor do que 10 pontos, ou maior que 14. Seus visitantes não têm olhos de águia – e também nào são crianças!

6. Música

O erro mais comum cometido pelos nossos usuários. Quem quer ouvir música no computador já está fazendo isso ANTES mesmo de entrar no seu site, então não incomode o seu visitante! Se você está realmente convencido de que deseja receber os seus visitantes com música, por favor, certifique-se de ter um botão “mute” visível em cada página!

7. Descrição do Site

Um erro muito comum é não fornecer uma descrição clara do seu produto ou serviço. Não deixe seus visitantes no escuro. Se você tem um negócio local, certifique-se que todo mundo saiba disso: inclua sua localização, endereço e um mapa. E esta é também uma ótima maneira de melhorar o SEO do seu website!

8. Falta de Teste

Peça a um amigo para rever o seu site. É muito fácil nos envolvermos demais na criação do site, o que faz com que seja difícil de percebermos alguns erros. Portanto, peça para um novo par de olhos dar uma navegada no seu site e apontar o que está ou não funcionando.
E você, tem experiência com usabilidade? Nós gostaríamos de ouvir suas dicas!


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