.

quarta-feira, novembro 02, 2011

Cachorros - Ascite.




          
Cachorros - Ascite: Cachorros - Ascite: A ascite, também conhecida como derrame abdominal, é o termo veterinário utilizado para se referir ao acumulo de líquido no abdômen do cachorro. E este acumulo de líquido na cavidade abdominal, é resultante e decorrente de vários fatores, pois a doença hepática tende a alterar a pressão arterial no sistema portal. 






Ocasionando a concentração de albumina e sal no soro, ocasionando a consequente retenção de água no organismo, afetando a função dos órgãos circundantes e da permeabilidade dos vasos. E como resultado de todos esses fatores, o líquido tende a acumular-se no abdómen, com o cachorro retendo uma grande quantidade de fluido na região abdominal.





E está situação tende consequentemente a causar sintomas diversos como vômitos , desconforto abdominal e perda de apetite . E devido a uma grande variedade de causas serem responsáveis pela ocorrência da ascite, os tratamentos em consequencia tambem variam de acordo com estas causas. E os tipos de sintomas são variados, e podem ser, letargia, anorexia, vômitos, ganho de peso, fraqueza.




E por vezes, sinais de desconforto e dor com gemidos quando o abdômem é pressionado. E tambem dificuldade em respirar (ou dispnéia), que podem ocorrer devido à pressão do inchaço abdominal colocando sobre o peito, ou devido a um acúmulo de líquido relacionado no espaço entre a parede torácica e pulmões (conhecido como derrame pleural). 





Sendo que os cachorros machos, por vezes, mostram tambem um acúmulo de líquido no escroto ou no pênis. E existem muitas causas para a ocorrência de acúmulo de líquido (ou edema) no abdômen. Algumas delas incluem sangramento abdominal, câncer abdominal, inflamação do revestimento do abdómen, ruptura da bexiga, danos no fígado, baixos níveis de proteína no sangue (ou hipoproteinemia), 






E Insuficiência cardíaca congestiva, situação em que o coração não consegue mais bombear sangue de forma suficiente para atender às necessidades de todo o corpo. Ha tambem a condição conhecida como síndrome nefrítica, onde o cachorro tem presença de proteínas em sua urina e colesterol elevado no sangue, podem também ser responsáveis por acúmulo de líquido no abdômen. 

Para diagnosticar a ascite, uma avaliação do líquido ascítico é o procedimento geral, e isto envolve a remoção do fluido abdominal para analisar as características decorrentes como a presença de bactérias, proteínas e sangramento. O veterinário também pode analisar a urina, ou realizar raios-X e ultra-som no cachorro, para determinar a causa do acúmulo de líquido abdominal.

E o tratamento é diretamente interligado há causa subjacente do caso de ascite, se os sintomas são graves e se o cachorro está tendo grande desconforto, há a necessidade de que seja a feita a remoção do fluido, para diminuir de imediato o desconforto e as dores que consequentemente acometem o cachorro.

E dependendo da gravidade da situação, uma cirurgia corretiva pode ser necessária, principalmente nos casos da presença de um tumor ou para controlar uma hemorragia abdominal. E os medicamentos são determinados de acordo com a causa subjacente, como por exemplo, quando o acúmulo de líquidos é devido à infecção bacteriana, que é conhecida como ascite séptico, e requer terapia com antibióticos. 

É importante notar que o tratamento medicamentoso agressivo com diuréticos, que são usados para remover o fluido corporal em excesso, pode causar baixos níveis de potássio no sangue, uma condição conhecida como hipocalemia.  Isto pode agravar os sintomas e levar a complicações posteriores no organismo do cachorro. 

Há tambem a necessidade de se acompanhar atentamente se há continuação dos sintomas para se administrar as medicações prescritas pelo veterinário de forma correta e regularmente. Além disso, deve-se restringir o sal na dieta, pois ajuda a acumulação de controle de fluidos relacionados a algumas causas de ascite, tais como danos ao fígado, insuficiência cardíaca , e baixos níveis de proteína no sangue. 

Devido ao fato da existência de muitas causas diferentes que podem vir a ocasionar a ascite, não há um método de prevenção padrão e abrangente que possa ser recomendada. Porem para se poder evitar o acúmulo de líquido abdominal decorrentes de traumas físicos, é aconselhável e recomendável que se mantenha os cachorros em locais confinados, ou na coleira, para poder se evitar o seu acesso às estradas e outras áreas perigosas, onde incidentes traumáticos podem vir a ocorrer.















30 comentários:

Unknown disse...

Dr. bom dia mais tem cura essa doença? meu cachorrinho esta com a barriga grande devido uma alteração no figado, esta fazendo tratamento com diurético e furosemida . estou muito triste pq não estou vendo melhora. meu e-mail: lucilenenegrao@hotmail.com

Anônimo disse...

Não encontrei nada nesta pesquisa sobre a cura, é possível reverter este quadro de ascite?É possível dar soro ou alguma vitamina para reanimá-lo. Estou há 1 mês tratando e não vejo melhora.
Obrigada se puder me ajudar.
Eudócia




Anônimo disse...

Não encontrei nada nesta pesquisa sobre a cura, é possível reverter este quadro de ascite?É possível dar soro ou alguma vitamina para reanimá-lo. Estou há 1 mês tratando e não vejo melhora.
Obrigada se puder me ajudar.
Eudócia




Anônimo disse...

Eudócia, minha cadelinha teve ascite no começo desse ano e foi diagnosticada a doença pela falta de proteína no sangue. Foram feitos vários exames e o tratamento foi com Alburex (albumina humana)endovenoso e também albumina suplemento alimentar.
Ela melhorou e voltou a ter o quadro de ascite 7 meses depois. Voltamos com o Alburex, 2 ampolas desta vez e tb a retirada do líquido, orém ele voltou o quadro em 20 dias. Estamos a procura da cura, porém sem sucesso por enquanto. Amanhã ela retornará ao veterinário para mais uma vez tentarmos solucionar o qudro da ascite. Espero ter ajudado. Abraços. Érica.

logan disse...

meu cachorro tbm esta com esta dença estou muito triste ele e um pit bull e se chama logan ja estou com ele dez de bebezinho ja se passarão 7 ano eu amo de mais este cachorros se alguem poder me ajudar ficarei muito feliz

sheila disse...

meu cachorro tbm ta assim se vc poder me ajudar lucilene me envie por e-mail.sheiladultra@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, gente.
Infelizmente eu vi isso acontecer, em 2 semanas a minha golden morreu,fizemos drenagem, mas o acumulo voltou, o medicamento não funcionou, e teve parada cardíaca ... O dor que eu senti com a perda, só quem tem um filho de 4 patas pode saber.

Zíngara Urânia disse...

Olá gente.
Infelizmente passei por essa doença com a minha cadelinha Teka, era cruzamento de pinncher com fox paulistinha. Infelizmente ela faleceu dia 14 de julho deste ano, foi coisa de 1 mês. Fez uma ultra, mas devido ao líquido nao foi possivel vizualizar os órgãozinhos e a causa da ascite, ela teve vômito, anorexia, dor abdominal q o veterinário disse q poderia ser uma inflamação da parede que reveste o abdômen (peritonio), o exame de sangue deu niveis da uréia alto, entao ela podia estar com alguma insuficiência renal, nao comia mais, teve desidratação, damos glicopan, buscopan, o antibiótico nao deu resultado, domingo minha filinha de 4 patas etava muito fraca, corremos com ela pro veterinário, chegou la com quadro de hipotermia, e foi internada. Segunda feira dia 14, minha cachorrinha nos deixou, teve insuficiência cardíaca. Foi coisa de 1 mês, essa doença é muto ingrata. Se alguém mais passar por essa doença com seu bichinho, não exite, não espere, porque os minutos são preciosos, façam os exames que puderem, por que a dor da perda, realmente só quem tem um filho de 4 patas pode saber.

Felipe Feio disse...

Perdemos nosso filho neste sábado sem saber a causa da doença, depois de fazer tudo quanto era exame, ultrassonografia, raiox de tórax, exames de sangue, fezes, PCR para as doenças do carrapato, e análise do liquido ascitico. Infelizmente nenhum deu nada para diagnosticar, amanhã sai o resultado do PCR, mas infelizmente nosso filho já não está mais com a gente. Estava sendo tratado para as doenças do carrapato devido termos resgatado ele das ruas com vários carrapatos. Mas ele acabou nos deixando depois de uma insuficiência respiratoria. Essa doenca é muito cruel. Ficar sem saber como tratar seu filhote angústia ainda mais.

Felipe Feio disse...

Ainda chegamos a fazer 3 pulsões para retirada do liquido, o qual voltava a encher-se em 5 dias e complicar a respiração de nosso filho. Tratamos ele desde o dia 26 de dezembro e perdemos ele no dia 10 de janeiro de 2015

Unknown disse...

eu estou com o meu assim tbm ! :( tiagoataidee@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá ... minha cadela acabou de morrer de com esta doença. Pouco se pode fazer, o caso já estava agravado. Tenho outra cadelinha, que está sadia. Existe possibilidade da outra cachorrinha pegar a doença também? Por favor me ajudem...

Anônimo disse...

Olá já dei diversos remédios para minha juli diurético antibióticos e nada. Vi sobre plantas naturais e achei losna e dente de leão fáceis de achar tem uma semana que estou dando demora mais a encher mas a cura mesmo ainda não achei. Levei e 3 veterinário e todos diagnosticaram como asciste

Suzana disse...

Minha cachorrinha está com essa doença,ja fui no veterinário já a mediquei é até agora não vi resultado não sei mais o que fazer ela é uma Rottweiler está com quatro meses.se alguém pode me ajudar com algum tratamento por favor me ajudem

Suzana disse...

Minha cachorrinha está com essa doença,ja fui no veterinário já a mediquei é até agora não vi resultado não sei mais o que fazer ela é uma Rottweiler está com quatro meses.se alguém pode me ajudar com algum tratamento por favor me ajudem

JULIANA COSTA disse...

Meu cachorro estava com ascite,levei ao veterinario que suspeitou de vermes, mediquei com dose unica de vermifugo e apos dois dias ja vi resultado , a barriga diminuiu bem , porem acredito que terei que entrar com diuretico caso nao diminua mais, estou feliz com o resultado

rafaela honorato disse...

estamos assim também o nosso pequeno está mal e e´ ascite o faço. alguém por favor da uma ajuda meus filhos vao sofrer muito

Andreza disse...

Gente estou com meu cachorro com essa doença não sei mais o que fazer não tenho mais dinheiro pra gasta já fiz a drenagem por 5 vezes mas o líquido sempre volta a veterinária diz que é falta de nutrientes não aguento mais ver meu pequeno assim por favor alguém me ajuda

Anônimo disse...

Gente alguém pode me ajudar por favor? Meu cachorro esses dias estava tossindo mt, só q ontem ele amanheceu com a barriga inchada,e hj está mais inchada ainda, eu acho q ele está com essa doença, alguém me ajudaaa por favor ��

Unknown disse...

Tenho um pug de dois meses com ascite esta enternado nao sei mais u quê fazer

Anônimo disse...

Minha cachorrinha tbém está com ascite a um mês, logo no inicio do tratamento com furosemida a barriga murchou em 4 dias, porém 3 dias após voltou todo o liquido abdominal em concentração maior. Não sabemos mais o que fazer, recentemente ela está com olhos e orelhas amareladas. Não sei mais o que fazer, desesperada. Isso tem cura ??? emgsilva@uol.com.br

Unknown disse...

Também perdi meu amiguinho amado
hoje,está doença não tem cura Que DEUS ABENÇOE A TODOS.

Unknown disse...

Meu cachorro tbm está assim já levei duas vezes pra drenar, a primeira vez a veterinária drenou três litros e meio de líquido semana passada drenou quatro litros e meio e água já está barriguda de novo e cada vez de drenar é 150 reais não tenho mais dinheiro, por favor me ajudem

Unknown disse...

Gente eu tenho uma família de labradores pai mãe e seis lindos filhotes três deles apresentaram essa doença levei no veterinário ele disse que era giardia tratei com metronidazol furosamida e silimarina todos e não vi nenhum resultado infelizmente um dos filhotes não resistiu e morreu na drenagem ele discompensou e deu uma parada cardiorrespiratória... Já os outros dois resistiram a drenagem estou tratando com furosamida apenas e troquei a ração para uma super prémio estou com o coração apertado e torcendo para que eles se recuperem. ... Boa sorte pra todos nós... Deus nos abençoe!

Anônimo disse...

No final de fevereiro minha cadelinha que era mestiça de poodle desenvolveu essa doença ascite, ela apareceu com a barriguinha inchada da noite pro dia, eu levei ela na veterinária que drenou uma parte do líquido, ela não podia drenar tudo de uma vez pra não recompensada a barriguinha da minha cadelinha, ela fez um exame de sangue que voltou normal, e ia fazer um raio x e ultrassom para saber a causa do problema, a suspeita era de problema cardíaco, ela sofria com dificuldade para respirar, perdeu muito peso, não bebia muita água nem comia muito, tinha dores, eu a levei depois mais uma vez para drenar o líquido, mas quase duas semanas após a barriguinha dela inchar ela não resistiu. Foi muito triste.

Anônimo disse...

E ainda mesmo fazendo a drenagem a barriguinha dela voltava a inchar tudo de novo. Foi muito difícil ver ela sofrer daquele jeito. No dia que ela morreu eu dei a ela o remédio pro coração que a veterinária tinha receitado ja que todo o resto tinha sido descartado e a veterinária já estava praticamente certa que era problema de coração mesmo assim não adiantou.

Anônimo disse...

Acabo de perder meu cachorrinho com essa doença que segundo os veterinários era devido a uma insuficiência cardíaca. Fui em 3 veterinários e de nada adiantou. A nossa medicina veterinária é muito atrasada. Nada tem cura. Estou arrasada.

Unknown disse...

Caramba estou chateada. Minha filhinha de 14 anos está com saco de, a veterinária dreno na terça e sexta a barriga dela já estáva grande! Pelo que li essa doença não tem cura. Ela tem sopro grau 6 e como assim não tem cura?

Unknown disse...

Então ,tenho uma rottweiler de 6 meses. No dia 02/05 ela estava solta no pátio e comeu um broto de cyca revoluta, uma planta ornamental no jardim. Amanheceu e encontrei ela desfalecida e muitos vômitos dela e percebi que era dessa planta. Intoxicação pela planta. Fígado ficou lesionado.Logo entrei com antitóxico Mercepton, e depois silimarina . Duas semana depois começou com ascite. Estou tratando com same, silimarina,hepapet,e eu mesma drenando ela pois não consegui mais bancar. Preciso drenar ela toda semana e com isso ficou muito fraca então dou Glicopan e dois ovos crus por dia. Não quer comer mas faz xixi e cocô normalmente. Com a fraqueza teve dias que não parava de caminhar , ficava de boca aberta e babava muito. Estou lutando a 70 dias . É triste demais!!! 51999881288

Unknown disse...

Meu cachorrinho está com essa doença , ele não come direito , fica cochilando em pé porque quando ele fica deitado muito tempo , sente falta de ar , e agr está pingando uma excreção do pênis dele , e não temos condições de leva-lo no veterinário , já damos vários antibióticos e nenhum deram resultados , estou com meu coração na mão , de ver meu bichinho assim e não poder dar a ele o tratamento necessário

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado