.

sábado, outubro 30, 2010

Ossos de Couro - Cachorros.



Cachorros - Ossos de Couro: Os ossos de couro são derivados do couro bovino, sendo facilmente encontrados no mescado, e são 100% naturais livres de bactérias, sem odor e sem quimica. Inclusive tambem, não possuem nenhum tipo de produto químico, aditivo, corante ou conservante que poderiam vir a prejudicar a saude do cachorro. Os ossos de couro tambem são muito uteis e eficazes para evitar e tambem reduzir o tártaro, pois proporcionam valiosos benefícios dentais aos cachorros.



Pois quando o couro é mastigado, ele fica umedecido, limpando consequentemente os dentes e previnindo o cachorro de diversas doenças bucais, como a gengivite o tartaro entre outros. Beneficiando e ajudando tambem a tranquilizar o comportamento dos mesmos, pois todos os cachorros têm um desejo inerente de mastigar, e está atividade tende a reduzir a tensão, a ansiedade e o stress do cachorro.  Além de direcionar a sua energia, evitando que eles fiquem mordendo sapatos e moveis, e o couro ainda oferece aos cachorros inclusive uma mastigação mais segura.  Os filhotes, tambem porem utilizar e consequentemente mastigar, para auxiliar no alivio de suas gengivas, para desenvolver os seus maxilares e torna-las mais fortes e consequentemente tambem ajuda no fortalecimento dos dentes.



Entretanto os ossos de couro, podem se tornar perigosos, se o cachorro conseguir arrancar pedaços grandes e tentar engoli-los. Pois estes pedaços de couro, podem causar bloqueios no intestino ou na garganta do cachorro,  causando sérias obstruções gastrointestinais. E sempre que o cachorro, já tiver roído um osso de couro até um tamanho que caiba inteiramente em sua boca, deve-se jogar este pedaço final fora, e fornece-lo um novo osso de couro. E tambem, jamais dê ossos artificiais coloridos aos cachorros, pois o corante contido neles é toxico e a medio prazo pode ser muito prejudicial aos cachorros. Para maiores informações e esclarecimentos consulte um veterinario. 

Cachorros - Casco de Vaca.



Cachorros - Casco de Vaca: Os cascos de vaca, são uma excelente opção de entreterimento para manter os cachorros ocupados e distraídos, e também um otimo exercício para as mandíbulas e para os dentes ajudando a mante-los limpos e saudáveis. O casco de vaca, é um acessório para roer que deve sempre estar disponível para os cachorros, pois eles duram muito, prendem a sua atenção e distra-em os cachorros por horas. São mais barato, e também duram mais que os ossos de couro digeríveis, atraindo os cachorros com seu sabor e cheiro característico.


E este seu cheiro caracteristico, somente aparece quando o cachorro fica roendo o casco de forma constante. E eles vão roendo intensa e gradualmente, instigados pelo gosto e pelo odor caracteristicos e naturais que os cachorros tanto gostam. Pois cachorros que são roedores natos, e filhotes em troca de dentição vão adorar este acessório inclusive para auxiliar o filhote a parar de morder, mãos, pés, móveis, roupas, enfim tudo que aparece pela frente.


Sendo também excelentes para os cachorros que querem estar sempre roendo alguma coisa, ou passam algum tempo sozinhos em casa. Entretanto fique atento e preste atenção ao comprar e adquirir os  cascos de vaca. Certifique-se que estes não tenham acréscimo de corantes, o que pode vir a prejudicar seriamente a saude do cachorro, ou recheios que se soltam, e que podem facilmente engasga-lo.

Cachorros - Bandejas Sanitarias.




Cachorros - Bandejas Sanitarias: A bandeja sanitária é um acessorio  que proporciona um ambiente limpo e consequentemente uma melhor higiene para o cachorro e o seu ambiente, seja ele filhote ou adulto, e encontra-se disponivel no mercado em varias cores. Este acessorio higiênico de plastico reforçado, foi desenvolvido para cachorros que tem o habito de fazer suas necessidades fisiologicas no jornal, e conseguem deixar completamente seca as patas dos cachorros, impedindo assim que o piso ou o carpete  fiquem com cheiro desagradável de urina. E a utilização de bandejas sanitarias, é uma forma eficiente de manter a higiêne do local onde o cachorro é treinado para fazer suas necessidades fisiológicas. E é muito pratica e de fácil limpeza, podendo ser lavada somente uma vez por semana. A bandeja sanitaria è composta de 2 bandejas e 2 grades, às quais poderão ser acoplados mais jogos que aumentam seu tamanho padrão (60cm x 40cm). 


Ela facilita o cachorro a identificar o local certo para fazer as suas necessidades, pela sua cor escura e pela altura de 2 cm, e as grades são removíveis para a colocação e troca do refill de papel ou jornal, responsável pela absorção da urina. Além disso, não é necessário trocá-los todos os dias, pois as grades permanecem sempre secas, e mesmo que o refil de papel ou tapete absorvente não seja trocado todos os dias, a bandeja sanitária tambem não exala cheiro. Pois o odor só será sentido, quando a grade for removida  para a colocação e troca do tapete absorvente, refil de papel ou jornal cortado, que são responsáveis pela absorção da urina, e tambem para a remoção dos dejetos da bandeja sanitária, ou para a limpeza da bandeja sanitária com água morna e detergente neutro a cada duas semanas. 

Cachorros - Tapetes Sanitarios.



Cachorros - Tapetes Sanitarios: Os tapetes sanitarios ajudam a manter o ambiente higienizado e livre dos odores de urina e de fezes, pois os tapetes higiênicos absorventes possuem uma alta capacidade de absorção, e um tamanho adequado que concilia higiene e praticidade para o cachorro, inclusive possuem tambem fitas plasticas adesivas, que facilitam a fixação do tapete no local determinado. E as fitas adesivas, já vem fixadas no tapete e aderem em qualquer superfície, sem deixar resíduos de cola ou papel, e os tapetes sanitários contem um atrativo odorifico canino que auxiliam no aprendizado e orientação do cachorro sobre o local correto de fazer as suas necessidades fisiologicas. 


E podem ser utilizados por filhotes e adultos, e por raças de médio e grande porte, devido ao seu alto poder de absorção, e o modo de utilização dos tapetes sanitários absorventes e bastante simples. A principio deve-se colocar o tapete em um local seco e distante da localização da agua, e da comida e tambem do local onde o cachorro decansa e dorme, e de forma automatico e naturalmente o proprio atrativo odorifico orienta-ra o cachorro sobre o local correto para que ele faça suas necessidades fisiologicas. Entretanto durante a fase de adaptação, caso o cachorro utilize outro local, apenas repreenda-o verbalmente com uma entonação maior de voz, simplesmente dizendo não! 

E inclusive não se deve bater no cachorro, pois está atitude só o deixa-ra mais confuso, e não trara nenhum beneficio ao processo de aprendizagem, e depois leve-o até o tapete higienico e diga simplesmente aqui!. E toda a vez que observa-lo fazendo o procedimento correto, faça-lhe um agrado, pois os cachorros aprendem muito mais rápido quando são agraciados e elogiados, do que quando são reprendidos ou levam uma bronca. E durante está fase de aprendizagem, alguns cachorros consegurm assimilar e aprender muito bem as orientações, no entanto outros tem um pouco mais de dificuldades. Porem estes comportamentos são normais, e  dependem de varios fatores, e tambem fazem parte da forma como os cachorros retém as suas experiências e elaboram o seu aprendizado. Portanto seja paciente e valorize mais os acertos, do que os erros do seu cachorro.                                                                                                                                                                                                                                                  

Cachorros - Gengivite.


Cachorros - Gengivite: Uma higiene dentária deficiente nos cachorros pode ocasionar sérios problemas a sua saúde bucal. E entre as doenças bucais, a mais comum é a gengivite, e é uma doença que se caracteriza principalmente pela inflamação das gengivas.  E os sintomas apresentados pela gengivite são, mal halito, sangramentos, retração gengival, vermelhidão da gengiva, dentes fracos, desconforto, e consequentemente dor.


Alem da perda de apetite, e tambem a dificuldade de prender e mastigar os alimentos, e todos estes fatores são indicativos da presença de gengivite na boca do cachorro. E a gengivite se não for devidamente tratada, pode evoluir rapidamente para  uma doença mais seria que é a periodontite, que é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos, e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem.


E o comprometimento destes ossos, pode levar a perda definitiva e irreverssivel dos dentes. E a melhor maneira de se evitar as doenças bucais, é atraves da prevenção, fazendo-se uma higienização constante nos dentes e na boca do cachorro. E tambem evitando fornecer aos mesmos uma alimentação que tende a se acumular nos dentes, pois a alimentação recomendada e mais indicada, é a utilização de uma boa ração do tipo seca, que alem de nutrir o cachorro tambem auxilia na limpeza de seus dentes.                                                                                                        

Cachorros - Nariz/Cuidados.



Cachorros - Nariz/Cuidados: O nariz e um orgão essencial na anatomia dos cachorros, e deve-se ter todo o cuidado e atenção em relação a qualquer anormalidade com o mesmo. Porque é o olfato o sentido mais importante para os cachorros, e por meio do seu faro apurado, o cachorro consegue identificar pessoas, perceber cheiros que estão bem distantes, e até mapear os locais, conseguindo se orientar inclusive em lugares extranhos. E tudo isso acontece, porque no interior do nariz dos cachorros existem receptores especificos chamados de protéicos,  que são células muito sensíveis aos odores, e se localizam na mucosa nasal, e ao perceber e sentir os odores são responsáveis por identificá-los.


Essas células também estão presentes em outros animais, inclusive nos seres humanos, mas existem em muito maior quantidade no nariz dos cachorros. Existem inclusive cachorros treinados, que são utilizados como farejadores, e que auxiliam os policiais a identificar drogas, substâncias proibidas e prejudiciais a saúde. Em lugares difíceis de serem encontradas, como malas e armários fechados, e tambem no trabalho de busca e salvação de pessoas em escombros de desabamentos, enchentes ou acidentes automobilisticos. O trabalho extraordinario e insubstituivel realizado por estes cachorros, somente é possivel graças ao seu complexo, sofisticado, e evoluido sistema olfativo. E o nariz dos cachorros, são normalmente úmidos porque eles não possuem glândulas sudoríparas como os seres humanos.


Sendo que o nariz seco ou quente, é indício de problemas de saude como infecções por bacterias ou viroses. estas patologias deixam o nariz do cachorro seco e com a temperatura alta, e doenças como cinomose também podem ser caracterizadas pelo nariz ressecado. Caso os cachorros não apresentem características normais, como nariz ou focinho molhado, pois estes sintomas podem sinalizar a ocorrência de uma doença grave. O nariz, ou focinho gelados nos cachorros é sinal de saúde. e o que mantém o focinho do cachorro sempre frio e molhado, é o fato de que esses animais regulam a sua temperatura corporal. Ou seja, o grau ou perda de calor do corpo, por meio da respiração, pois os cachorros estão sempre respirando com a boca aberta e a língua para fora. Deve-se então a qualquer constatação de indicio de anormalidade como nariz seco ou com temperatura alta procurar rapidamente o auxilio veterinario.  

Cachorros - Higiene/Ouvidos.




Cachorros - Higiene/Ouvidos: É muito importante verificar os ouvidos do cachorro semanal ou quinzenalmente para manter a sua audição perfeita e os seus ouvidos limpos e arejados, pois limpar os seus ouvidos é fundamental para a saúde dos cachorros. E o próprio responsável pelo cachorro pode fazer este procedimento de limpeza. E este procedimento é bem simples, basta enrolar um chumaço de algodão no dedo indicador, embebido em uma pequena quantidade de ceruminolítico, que é um produto que dilui a cera, e que é encontrado facilmente em pet shops, e a um preço bem acessível. E evite enfiar objetos pontudos, como cotonetes ou pinças,  pois estes objetos podem causar graves danos ao conduto auditivo do cachorro.


E este produto, o ceruminolitico é apresentado em forma de loção, e contém substâncias emolientes e queratolíticas que agem solubilizando o cerúmen acumulado no conduto auditivo e no pavilhão auricular do ouvido dos cachorros. E vem com uma bula, que explica de maneira simples e objetiva a sua forma de  utilização, sendo melhor e mais seguro limpar os ouvidos do cachorro com este produto, do que álcool ou éter. Que podem causar uma grande irritação ou alergia, e tambem ocasionar uma seria infecção no ouvido do cachorro. Pois o conduto auditivo dos cachorro, é uma região de difícil  acesso e tambem extremamente sensível. Cachorros com orelhas eretas e semi-eretas, têm esta região do corpo mais arejada, portanto menos sujeita a juntar cerume e doenças como sarna, fungos, seborreia excessiva e micoses.


Problemas estes que além de incomodarem muito o cachorro, tambem causam dor, irritação, mau cheiro e mal estar. Já os cachorros com orelhas tombadas e compridas são mais suscetiveis a desenvolve-rem estes problemas, porque as suas orelhas encobrem o conduto auditivo, impedindo desta forma a sua ventilação. Cachorros como Poodles, Yorkshires e Terries em geral ainda possuem pelos ou penugens dentro do conduto auditivo, que devem ser removidos para que o local seja arejado. Uma observação e cuidado semanal, ajudam a evitar sérios problemas nos ouvidos do cachorro. Há diversas marcas de solução de limpeza de ouvidos no mercado. escolha a mais adequada para a raça do cachorro, e certifique-se de que o cachorro não é alérgico a nenhum dos componentes antes de utiliza-lo. Pingue de 2 a 8 gotas nos ouvidos do cachorro dependendo do seu tamanho, pois essa solução soltará o cerume que está preso dentro do conduto auditivo.


Tenha bastante cuidado, pois o conduto auditivo do ouvido e muito sensível e deve-se evitar toca-lo , e o cerume natural é uma proteção para o mesmo, portanto somente o seu excesso deve-rá ser removido pelo produto. E tambem existem algumas raças, que apresentam um certa quantidade de pêlos no interior do conduto auditivo. Contudo não é recomendável a retirado  dos pêlos, pois estes funcionam como uma protecção natural contra umidade. E é preferível, fazer o procedimento de aplicação do produto, no dia anterior ao banho. Para aproveitar, e se fazer uma higienização completa e se eliminar o mau cheiro, e os resíduos de cerume que serão removidas pelo sabonete ou shampoo após o enxague do banho. Para maiores informações e esclarecimentos consulte um veterinário.
                                                        


                                         

Cachorros - Higiene Ocular.



Cachorros - Higiene Ocular: Ao se observar os olhos de um cachorro, estes devem estar claros e brilhantes, e sem nenhum excesso de lacrimejamento ou secreção de muco. Pois os olhos vermelhos, inflamados, opacos ou com lacrimejamento excessivo são caracteristicas e indicações de ocorrência de uma possível infecção ou lesão ocular. E como os olhos são órgãos muito delicados, qualquer indicio de uma possível lesão deve receber a assistência imediata de um veterinário.


Pois os olhos dos cachorros, são suscetiveis a absorverem muitos resíduos, poeiras e corpos estranhos devido principalmente a produção quase que continua de corrimento ocular (remela) que podem acarretar diversas infecções. E até mesmo, a utilização de xampus não apropriados pode causar doenças, e os problemas oculares que surgem pelo contato com o xampu são muito frequentes. E vão desde uma conjuntivite, até uma lesão grave na córnea, que pode comprometer a visão e os olhos de forma irreversível.


E uma forma  de se eliminar, ou minimizar bastante este problema, é usar na face do cachorro um xampu neutro ou suave, que não ardem nos olhos, devendo-se tambem enxaguar bem após a lavagem. Pois a higiene dos olhos, elimina o incómodo causado pelo corrimento ocular nos cachorros, devido a isto é necessário se limpar os olhos do cachorro regularmente. Algumas raças, apresentam  um corrimento constante, o que facilita o acúmulo de poeira e resíduos diversos, facilitando e possibilitando o aparecimento de infeções oculares (conjuntivites).


E este é o caso dos Basset Hound, que têm as pálpebras caídas, dos Poodles e Bichon Frisé, que têm dutos lacrimais estreitos, dos Lhasa Apsos, Shi Tzu e Pequinês que têm o globo ocular muito exposto. Já os cachorros da raça Cocker, têm as suas orelhas muito longas, e que encostam facilmente no chão, levando consequentemente, muitos resíduos para os seus olhos. E para se proceder a higiene ocular dos cachorros.


Pode-se utilizar de preferência diariamente, algodão embebido em água ou fazer a aplicação de gotas oftálmicas de limpeza com anti-séptico ou toalhetes oftálmicos.  Quanto a utilização de remédios,  os cachorros   não devem ser medicados de forma inadvertido, sem prescrição e orientação veterinária. Pois o uso equivocado de um simples e inofensivo colírio, é capaz de complicar muito um problema oftálmico que poderia ser resolvido sem dificuldade com medicamentos específicos adequados. Para maiores orientações e esclarecimentos, consulte um veterinário.

Cachorros - Doenças Bucais/Raças Pequenas.



Cachorros - Doenças Bucais/Raças Pequenas: Os cachorros de raças de pequeno porte têm mais predisposição para a formação de placa bacteriana, tártaro e consequentemente outras doenças bucais mais graves que cachorros de raças de porte maiores.  Pois principalmente nos cachorros adultos de raças de pequeno porte, é necessario que se tenham certos cuidados para se evitar e reduzir a incidência de placa bacteriana e tambem limitar a formação de tártaro nos seus dentes. E a melhor forma de se evitar a manifestação e a ocorrência destes problemas e doenças bucais é atraves da prevenção, com uma higiênização bucal feita de forma correta e constantemente, e tambem com uma alimentação adequada feita com rações secas e evitando-se fornecer alimentos que possam vir a deixar residuos nos dentes dos cachorros, pra se impedir justamente a origem e a formação da placa bacteriana e do tartaro e a posterior origem e manifestação de outras doenças bucais mais serias, graves e abrangentes. Para maiores informações e esclarecimentos, consulte um veterinário.     

Cachorros - Rações Semi-Umidas.

  


Cachorros - Rações Semi-Umidas: As rações semi-umidas são embaladas em pacotes plásticos, e de forma semelhante as rações umidas também possuem uma consistencia bastante macia, e a diferença básica entre a ração semi-umida e a umida e o percentual de agua, que na ração umida e de 80% e na semi-umida e de aproximadamente 20%.  E igualmente as rações umidas também são indicadas para serem oferecidas a cachorros filhotes pós-lactantes, cachorros idosos ou debilitados possuindo também um melhor sabor quando comparadas as rações secas.




Sendo inclusive indicadas para cachorros que estejam enjoados de rações secas, misturando-se a ração semi-umida a ração seca ou oferecendo a ração semi-umida integralmente. Entretanto as rações semi-umidas apresentam as mesmas desvantagens das rações umidas quando comparadas as rações secas, pois possuem um alto teor de agua (20%), e o cachorro precisa comer uma quantidade maior de ração semi-umida para poder assimilar o mesmo quantitativo de energia, proteínas e minerais que teria com uma ração seca.  Possuindo também mais gordura em sua formulação e um alto nível de sal e açúcar, e consequentemente um maior valor calórico, e depois de aberta deve ser consumida rapidamente, pois perdem a umidade rapidamente e são muito perecíveis.




E também não tem a mesma capacidade auto-limpante realizada pelas rações secas nos dentes dos cachorros, deixando muitos resíduos alimentares na sua boca e nos seus dentes.  Sendo então a ração semi-umida, recomendada para a alimentação de cachorros em fases ou situações especiais e temporárias como filhotes em fase de desmame, cachorros idosos com dificuldades mastigatorias, cachorros desnutridos, enjoados, doentes ou em situação pós-cirúrgica. E nos casos em que a ração semi-umida seja  fornecida de forma constante como para os cachorros idosos que possuem dificuldades mastigatorias, ela deve ser fornecida de maneira controlada e tomando-se todas as precauções necessárias.                                                                                           

COMPARTILHE A POSTAGEM.

Visualizações de página do mês passado